Produtor perde mais de mil litros de leite por falta de energia em MG

O rompimento de um cabo na zona rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, deixou várias fazendas sem energia elétrica por mais de 30 horas. Segundo os produtores rurais da região, o incidente ocorreu por volta das 8h30 deste domingo (5), causando uma série de prejuízos. É o caso do produtor rural, Silvano Caetano da Silva, de 62 anos. Ele disse que terá que descartar mais de 1.500 litros de leite por falta de refrigeração.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O produtor rural, Silvano Caetano, mostra mais de 1.500 litros de leite que terão de ser descartados devido à falta de energia (Foto: Reprodução/ TV Integração)

O rompimento de um cabo na zona rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, deixou várias fazendas sem energia elétrica por mais de 30 horas. Segundo os produtores rurais da região, o incidente ocorreu por volta das 8h30 deste domingo (5), causando uma série de prejuízos. É o caso do produtor rural, Silvano Caetano da Silva, de 62 anos. Ele disse que terá que descartar mais de 1.500 litros de leite por falta de refrigeração.

A assessoria de comunicação da Companhia Enérgita de Minas Gerais (Cemig) informou que o rompimento de um cabo de média tensão causado pela chuva foi detectado no ínicio da tarde desta segunda-feira (6). O fornecimento de energia voltou ao normal às 17h. Silvano Caetano conta que além da propriedade dele, pelo menos outras dez, também estão sem energia na região. Ele afirmou que tanto ele como os vizinhos falaram com a Cemig para informar sobre o problema desde o ocorrido, mas nada foi resolvido.

Quanto aos prejuízos, o produtor ressalta que além do leite que terá que ser jogado fora, os animais da fazenda estão sem água porque o fornecimento é feito através de um poço artesiano. "Eu tenho mais de 100 cabeças de gado e todos os animais estão sem água, porque acabou e não tem energia para puxar. Além disto serão 1.551 litros de leite jogados fora porque não tem energia para o tanquinho funcionar", explicou. A falta de energia também prejudicou a comunicação por celulares na região. 

Posição Cemig

De acordo com a assessoria de comunicação da Cemig, a falta de energia foi ocasionada pelo rompimento de um cabo de média tensão de 13.800 volts. A assessoria ressaltou também que caso algum produtor rural se sinta prejudicado com a situação, deve registrar uma solicitação através de um dos canais de atendimento ao cliente disponibilizados pela Cemig.

E você? Já passou ou passa por situação semelhante? Deixe o seu comentário no box abaixo:

Leia também: 

Queda de energia elétrica prejudica produtores de leite em Quatis, RJ

MG: cortes de energia prejudicam mais de 4 mil produtores rurais

As informações são do G1. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Lucas Vieira Moura
LUCAS VIEIRA MOURA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/03/2017

Me solidarizo com o produtor rural Silvano Caetano da região de Patos de Minas - MG e informo que situações semelhantes também ocorrem na região de Uberlândia e Monte Alegre de Minas - MG. Infelizmente temos que "arregaçar as mangas" e trabalhar dobrado para contornarmos este tipo de prejuízo. Já utilizei dos canais de atendimento disponibilizados pela CEMIG no intuito de obter o ressarcimento pelo menos de parte do prejuízo (produção de leite perdida), uma vez que sabemos que os prejuízos causados em situações assim vão muito além do volume de leite perdido. Apesar de ter incluído fotos, comprovantes do volume coletado de leite antes e após o incidente, números de protocolos de atendimento junto à CEMIG, etc., não consegui nenhum tipo de compensação pelos prejuízos causados. Hoje não perco mais tempo com estas solicitações de ressarcimento, infelizmente não podemos contar com o serviço público, governos, etc. O que devemos fazer é trabalhar mais para conseguirmos gerar recursos para investir em geradores, fontes alternativas e até mesmo integrar outras atividades, quando possível é claro, que possibilitem a instalação de biodigestores na propriedade e quem sabe, passarmos até mesmo de consumidores de energia de um sistema que não se importa com os prejuízos causados aos seus consumidores, para fornecedores de energia para a própria CEMIG, passaríamos de compradores para vendedores de energia.....na sua região imagino ser possível integrações na suinocultura (Fase de terminação) ou até mesmo utilizar os dejetos das vacas caso seja um sistema mais intensivo de criação (Confinamento ou semi confinamento)....
Qual a sua dúvida hoje?