ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curiosidade: primeira "fazenda flutuante" do mundo produzirá leite e será inaugurada em 2017

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2016

1 MIN DE LEITURA

1
1
Quem mora em grandes cidades não pensa muito sobre a origem dos alimentos - é como se eles simplesmente aparecessem nas prateleiras do supermercado. Claro que a coisa é bem mais complicada: envolve o plantio, a colheita, a criação de animais e o transporte. Com uma produção crescente de alimentos, fica cada vez mais difícil encontrar terras adequadas para essas atividades. A solução mais recente para isso é bem interessante: usar água como suporte.

Sim, você leu certo - a resposta para a falta de espaço é chamada de Fazenda Flutuante (Floating Farm, no original em inglês). Construída sobre um suporte que boia, ela pode ser instalada no mar, em lagos ou em rios. A ideia, além de economizar espaço em terra, é cortar gastos do transporte e diminuir a emissão de gases poluentes.

A primeira fazenda desse tipo está sendo construída no porto de Roterdã, na Holanda - o mais importante da Europa -, e deve ser inaugurada em janeiro de 2017. A iniciativa é da Universidade de Wageningen, junto com empresas como Philips e Beladon - construtora especializada em estruturas flutuantes que pretende, no futuro, erguer cidades inteiras sobre a água.

O espaço será especializado na criação de vacas leiteiras, e vai começar com 60 animais. Imagine só: em breve, quem vive em Roterdã vai ter leite, queijo e iogurte fresquinhos todos os dias, sem que os produtores precisem vencer longas distâncias. Para diminuir ainda mais o impacto ecológico, parte da energia usada para o funcionamento da fazenda virá da queima do estrume das vacas - que também será usado como adubo para o pasto. Cada animal terá 15 m² para pastar. 

A ideia de construir uma fazenda sustentável - e que fosse próxima da cidade - surgiu quando os destroços do furacão Sandy bloquearam as estradas que ligavam as fazendas produtoras a Nova York, em 2012. Os estoques só duraram três dias antes de começar a faltar comida. Com a construção da primeira Fazenda Flutuante, o objetivo é que a cultura de não saber de onde a comida vem fique cada vez mais obsoleta.

As informações são da Super Interessante.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ PITOMBO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 15/06/2016

Interessante isso, mas gostaria de lembrar que o Brasil já tem ,desde o ano passado, uma queijaria flutuante com inspeção estadual na região Amazônica.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures