Mapa retira suspensão das importações de leite em pó do Uruguai
Após suspender as importações de leite em pó do Uruguai por quase um mês, o Ministério da Agricultura decidiu hoje retirar a restrição que havia sido tomada por tempo indeterminado, disse ao Valor o secretário de Defesa Agropecuária da pasta, Luís Eduardo Rangel.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com Rangel, a decisão foi autorizada pelo presidente Michel Temer. E foi tomada após uma auditoria in loco no Uruguai, feita por fiscais do Ministério da Agricultura durante toda a semana passada, não encontrar indícios de triangulação entre o leite do vizinho sul-americano com outros países, como a Argentina ou Nova Zelândia, como suspeitavam produtores brasileiros.
A suspensão a emissão de toda e qualquer guia de importação do leite proveniente do país vizinho foi anunciada por Blairo Maggi após intensa pressão da bancada ruralista do Congresso e de várias entidades de produtores como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da Abraleite, que alegavam da falta de controle na entrada do leite uruguaio nos portos brasileiros.
O episódio, no entanto, chegou a causar mal-estar com o Itamaraty, após o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, ter se queixando com Temer por telefone. Temer também ficou constrangido com a situação, já que o Brasil é o atual presidente do Mercosul, como declarou o próprio ministro Blairo Maggi há algumas semanas. “O presidente [Michel] Temer já autorizou a retomada. Vamos comunicar o Uruguai oficialmente amanhã”, disse Rangel.
O secretário também informou que a expectativa é que as importações sejam restabelecidas ao longo desta semana. E acrescentou que o “baixo fluxo de importação” de leite uruguaio nos últimos meses também determinou para que o Ministério da Agricultura decidisse pela retomada das compras do produto.
As exportações de leite do Uruguai ao Brasil ultrapassaram as 40 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado alcançaram 50 mil toneladas. Mesmo assim, o objetivo principal da medida de paralisar as importações, ainda que de maneira temporária, para forçar o governo e o setor privado uruguaio a negociarem cotas não foi alcançado, ponderou Rangel.
As informações são do jornal Valor Econômico.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 11/11/2017

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/11/2017
politicas sérias que viessem a desenvolver a atividade leiteira no Brasil e nós produtores passamos lutando sozinhos para nos mantermos. Ta na hora de tomarmos as rédeas.

ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 08/11/2017

ROCHEDINHO ROCHEDO - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/11/2017

CAETÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/11/2017
Produtor Brasileiro cada vez mais dificil de se trabalhar

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/11/2017
Se o problema é o excesso!! então vamos atacar o excesso!! Se tá todo mundo dizendo que não tem consumo o suficiente para tanta produção o problema então é eu que sou produzido!!!
Está claro que não temos representantes!! não adianta reclamar! só nos resta reagir e acabar com este excesso!
GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 08/11/2017

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017

EM 07/11/2017

EM 07/11/2017

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017
O ano que vem aparecem muitos políticos pedindo votos,dizendo que fazem parte da bancada rural e que pretendem ajudar toda a classe de produtores do Brasil,mais agora não aparece um em defesa dos trabalhadores que lutam no sol para conseguir tirar o sustento da família.Portanto reflitamos bem no próximo ano,para tentarmos mudar esse triste rumo que segue a política no país.

GUARANI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017
TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017

BASTOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/11/2017