ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual a real importância da imunização de bezerros?

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/11/2002

3 MIN DE LEITURA

1
0
Vários fatores afetam a rentabilidade de uma fazenda leiteira. A criação de bezerros é parte deste sistema e, neste setor, um dos pontos chave para o sucesso, excluindo-se o custo dos alimentos, é o desempenho dos bezerros, avaliado na forma de ganho de peso, conversão alimentar, custos de tratamentos veterinários e mortalidade.

Em função disso, vale a pena observar alguns dados muito interessantes sobre a relação entre o nível de imunoglobulinas no sangue dos bezerros e seu desempenho e saúde.

Um levantamento realizado nos Estados Unidos em 1993, abrangendo todo o país determinou a concentração de imunoglobulina G (IgG - anticorpos adquiridos através da ingestão de colostro) no soro sanguíneo de 2177 bezerros entre 24 e 48 horas após o nascimento. Quarenta e um porcento dos bezerros avaliados apresentaram IgG inferior a 10 mg/ml, valor considerado limite para uma boa imunização. Para que se tenha uma idéia, os bezerros abaixo deste valor tiveram taxa de mortalidade de 8%, contra os 4% do grupo com níveis maiores ou iguais a 10 mg/ml. Pelo menos até 1996 parece que esta situação não havia melhorado, já que neste ano a taxa média nacional de mortalidade de bezerros antes da desmama naquele país foi estimada em 11%, representando, portanto, um sério problema e grande prejuízo econômico.

Esta relação entre desempenho, saúde animal e nível de imunoglobulina sanguínea foi demonstrada em outros experimentos, envolvendo 2016 bezerros em duas regiões distintas dos EUA. Para avaliação, os bezerros foram divididos em cinco grupos, de acordo com o nível de imunoglobulina no soro, determinado pelo teste de turbidez com sulfato de zinco. Foram eles: de zero a 4,9; 5 a 9,9; 10 a 14,9; 15 a 24,9 e >24,9 mg de Ig/ml de soro. Os dados envolveram ganho de peso total (0 a 4 semanas); conversão alimentar, escore fecal, dias com diarréia e mortalidade (tabela 1). Em uma parte (633) dos bezerros também foram feitos cálculos de custos de reposição eletrolítica e antibióticos que permitiram uma estimativa do benefício econômico de se ter bezerros bem imunizados, conforme pode ser observado na tabela 2.
Tabela 1: Resumo do desempenho em função do nível de imunoglobulina.



Observe que os bezerros no grupo com Ig 25+ tiveram ganho de peso significativamente maior (P<0,05) que os bezerros nos dois primeiros grupos (Ig abaixo de 10 mg/ml). Também já a partir de 5 mg de Ig/ml a conversão alimentar foi superior. O escore fecal foi menor para os grupos com mais de 10 mg/ml (o de 15 a 24,9 não diferiu do de 5 a 9,9) e a taxa de mortalidade foi menor para os bezerros com mais de 9,9 mg de Ig/ml, tendo a diferença sido ainda maior em relação ao primeiro grupo (até 4,9 mg/ml).

Tabela 2: Benefício Econômico Potencial da Boa Imunização de Bezerros



Segundo os cálculos da tabela 2, seria possível uma economia de US$ 20,00 a US$ 25,00 por bezerro que tivesse alto nível de Ig sanguínea (acima de 10 mg/ml), nas primeiras 4 semanas de vida. O valor é bastante significativo e pode ter grande impacto numa fazenda leiteira.

A melhor parte desta questão é que a correta imunização dos bezerros praticamente independe de investimentos. É, antes de mais nada, uma questão de correto manejo dos animais. As recomendações básicas são a correta nutrição, manejo e programa de saúde para as vacas secas, de forma a permitir que elas produzam colostro de alta qualidade. Depois disso, é preciso correto manejo do colostro, que envolve qualidade, quantidade correta, o mais cedo possível, conforme já discutido em vários outros artigos desta seção.

A melhora do nível de Ig dos bezerros recém nascidos trará benefícios tanto aos bezerros quanto aos seus proprietários.

Comentário do autor: desconheço a existência de levantamentos semelhantes no rebanho brasileiro, mas certamente a situação não seria muito distinta, se não for pior. A imunização dos bezerros recém nascidos é fator primordial para a criação econômica de bezerros saudáveis.

Fonte: Fowler, M.. What is worth to know a calf´s Ig Level? Dairy infobase.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NATALI ALMEIDA GOMES

OUTRO - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 09/12/2002

Como estudante de Medicina Veterinária não poderia deixar passar tamanho erro... Foi dito que as imunoglobulinas presentes no colostro são do tipo IgG, mas na verdade são IgA. Esse erro é relevante, pois no estudo da Imunologia podemos perceber as distintas funções de cada uma nas imunoglobulinas presentes no organismo animal.

<b>Resposta:</b>

Conferi o texto original que serviu de base para o texto que você mencionou e realmente o autor menciona a imunoglobulina G.
Também fiz uma breve pesquisa e, no texto em anexo, escrito por um pesquisador americano especialista em bezerros, ele menciona que a imunoglobulina G é a predominante no colostro.

A importância da imunoglobulina A é destacada, já que ela atua no lúmen intestinal e, portanto, continua atuando, mesmo após o término do período de absorção intestinal das imunoglobulinas.

Se discordar ou tiver algum comentário extra entre em contato.
Continue participando.

José Roberto Peres
Equipe Milkpoint

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures