ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Processamento do milho e sua substituição por polpa de citros

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/02/2001

4 MIN DE LEITURA

0
0

José Roberto Peres

Uma dúvida muito frequente do produtor e de alguns técnicos relaciona-se a qual seria o grau de processamento (no caso a moagem) ideal para o milho. O processamento de grãos de milho através de métodos como moagem fina e, principalmente, pelo método da floculação, proporciona significativo aumento da degradação do amido, tanto no rúmen quanto no trato digestivo total, resultando em melhor utilização destes grãos pelos animais.

Theurer et al. revisaram estudos gerados nos últimos 10 anos mostrando que a floculação do milho e sorgo pode resultar em aumentos da produção de leite da ordem de 6 a 10%, aumento da proteína do leite (13%) e maior eficiência na utilização do alimento (8%).

Paralelamente, o conhecimento da utilização da polpa de citros peletizada como fonte de energia, em substituição a fontes de amido, é importante para que se possa obter os resultados desejados, já que ela possui teoricamente 85-90% do valor energético do milho. De acordo com Van Soest (1987), a substituição de produtos com alto teor de amido (milho, mandioca) por alimentos com alto teor de pectina (fração da fibra da polpa de citros) tem efeito benéfico em dietas de vacas em lactação.

Neste sentido, um estudo foi realizado na ESALQ/USP, em Piracicaba, avaliou fontes de milho com diferentes níveis de degradabilidade ruminal e sua substituição em 50% por polpa de citros. Foram utilizadas quatro vacas holandesas, de elevado potencial genético, em final de lactação. A tabela 1 apresenta a formulação das dietas isoprotéicas, de acordo com o NRC (1989), contendo silagem de milho como volumoso e concentrado. Os tratamentos foram: 1) MMF - milho moído fino; 2) MF - milho floculado; 3) MMG - milho moído grosso; 4) MMF + PCP - milho moído fino + polpa de citros peletizada; 5) MF + PCP - milho floculado + polpa de citros peletizada. As vacas, em baias individuais, receberam ração completa à vontade (sobra de 5%) e foram ordenhadas duas vezes ao dia.

Tabela 1: Composição das diferentes dietas

 

Tabela 1



Os resultados referentes à produção e composição do leite são apresentados na tabela 2. O consumo de matéria seca foi superior para os tratamentos contendo milho moído fino em comparação ao floculado ou moído grosso. A inclusão de polpa de citros estimulou o consumo quando combinada com milho moído fino, mas não com milho floculado. Os autores mencionam que MENEZES Jr. (1999) também não observou efeito da substituição de 50% do milho floculado ou moído grosso por polpa de citros no consumo de vacas leiteiras produzindo 22 kg de leite/dia. As menores produções de leite corrigido para 3,5% de gordura, gordura e proteína, observadas no tratamento com milho moído grosso (baixo nível de amido degradável no rúmen) estão de acordo com diversos outros estudos conduzidos no Brasil e nos EUA. Uma menor degradabilidade da energia e menor produção de proteína microbiana são as explicações mais prováveis citadas na literatura.

A combinação de milho de média e alta degradabilidade ruminal com polpa de citros resultou em maiores produções de leite corrigido, gordura e proteína em comparação a dietas contendo apenas milho. SANTOS (1998), sugeriu que níveis adequados de amido degradável no rúmen para vacas em lactação devem estar entre 22 e 24% da matéria seca da dieta. Dietas contendo 53% de silagem de milho e 29% de milho moído grosso apresentaram valores inferiores a 22%, enquanto as dietas contendo 53% de silagem de milho e 29% de milho floculado provavelmente são excessivos em amido degradável. Neste caso, a combinação com polpa de citros tem constantemente resultado em melhor desempenho de vacas leiteiras produzindo entre 15 e 30 litros de leite/dia.

Tabela 2: Consumo de matéria seca, produção de leite corrigido e sua composição

 

Tabela 2



Os autores concluíram que vacas leiteiras recebendo dietas com 53% de silagem de milho, apresentaram desempenho superior quando suplementadas com uma combinação entre uma fonte de amido de alta ou média degradabilidade ruminal e a polpa de citros, em relação à suplementação com fontes exclusivas de amido, independente de sua degradabilidade ruminal.

Comentário do autor: este experimento demonstra que a determinação do melhor método de processamento do milho é dependente de outros fatores associados à dieta como um todo. Em dietas onde a silagem de milho é o volumoso exclusivo o nível de amido é naturalmente mais elevado e portanto o processamento excessivo (moagem fina ou floculação) pode limitar o desempenho animal, especialmente quando se trata de animais de alta produção, que recebem grande quantidade de concentrados. Nessas situações a utilização de fontes energéticas na forma de fibras de alta digestibilidade (p. ex.: polpa de laranja ou casca de soja) pode promover um efeito associativo positivo, melhorando o ambiente ruminal, o que implica em estímulo ao consumo e maior produção. É interessante notar que mesmo tendo uma composição teoricamente inferior ao milho, devido possivelmente a um melhor aproveitamento da dieta como um todo, a inclusão da polpa de citros às dietas acaba por resultar em desempenho no mínimo semelhante a igual quantidade de milho.

Bibliografia

NUSSIO, C.M.B., et al., 2000. Efeito do Processamento do Milho e sua Substituição por Polpa de Citros Peletizada sobre o Consumo de Matéria Seca, Produção e Composição de Leite de Vacas em Lactação. In: Anais da XXXVII Reunião Anual da SBZ. Viçosa - M.G.

 

********

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint