ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O frágil equilíbrio do sistema respiratório dos bezerros

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
As afecções do sistema respiratório são, juntamente com a diarréia e a tristeza parasitária, as maiores causadoras de morbidade e mortalidade em bezerros. As perdas econômicas associadas aos distúrbios do sistema respiratório são expressivas e causadas pela redução do ganho de peso e comprometimento do desenvolvimento, óbito do bezerro, tempo gasto pelos funcionários para tratamento, custo dos medicamentos e consultas do veterinário para tratamento e controle da doença.

Entende-se por pneumonia, qualquer condição inflamatória dos pulmões, na qual uma parte ou a totalidade dos alvéolos encontra-se preenchida por líquido e células provenientes do sangue. Existem diferentes tipos de pneumonia, dentre elas, destacam-se a Pneumonia Intersticial, Pneumonia Metastática, Pneumonia Verminótica, Pneumonia enzoótica, Pasteurelose pneumônica. A Pneumonia Intersticial é causada pelas infecções virais (vírus parainfluenza 3 (PI-3), rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR) e sincicial respiratório bovino (VSRB). A Pneumonia Metastática é causada pela presença de focos sépticos em outras partes do organismo, como infecções umbilicais e abscessos hepáticos.

A cura do umbigo, apesar de muito simples, é um problema freqüente nos rebanhos e predispõe ao desenvolvimento de embolização séptica dos pulmões, que está associada à presença de focos sépticos no organismo, que por sua vez, são causados por agentes infecciosos bacterianos que penetram no organismo pelos vasos umbilicais. A Pneumonia Verminótica é causada pela ingestão de larvas do Dictyocaulus viviparus, parasito que acomete traquéia, brônquios e bronquíolos causando tosse freqüente. A Pneumonia enzoótica e a Pasteurelose pneumônica ocorrem nas situações de mudanças de manejo e estresse elevado, fatores que somados, podem desencadear falhas nos mecanismos de defesa dos bezerros. A Pasteurelose pneumônica ou Mannheimiose pneumônica ocorre na forma de surtos e constitui uma das formas mais graves das afecções do sistema respiratório.

Uma combinação muito freqüente no quadro das doenças respiratórias é a ação dos micoplasmas ou dos vírus (PI-3, IBR, VRSB) no organismo de animais estressados, criando condições para que as bactérias que fazem parte da flora residente nas vias respiratórias se multipliquem, desenvolvendo os quadros de pneumonia. Os vírus têm a capacidade de debilitar a resposta imune local e reduzir a capacidade do trato respiratório de eliminar os patógenos.

Perante estes quadros, pode-se afirmar que a prevenção é indiscutivelmente a forma mais eficiente de diminuir a incidência e a gravidade dos problemas respiratórios. E a prevenção está diretamente associada ao controle dos fatores de risco. Abaixo, estão listados os principais fatores de risco que merecem atenção para o manejo preventivo das afecções do sistema respiratório.

Fatores de Risco:

• erros na administração do colostro ao recém-nascido (transferência da imunidade passiva);
• erros de manejo na desinfecção do umbigo;
• problemas na dieta levando à deficiências nutricionais;
• falhas de manejo no processo da desmama;
• mudanças súbitas na dieta;
• descorna;
• transporte acompanhado de fome, desidratação e exaustão;
• mistura de animais de diferentes origens e faixas etárias em espaços restritos (como feiras e leilões);
• alta carga parasitária;
• instalações com ventilação inadequada, presença de umidade, altas temperaturas e gases advindos dos dejetos;
• instalações e piquetes próximos a áreas com muita poeira;
• instalações com excesso de lama;
• ocorrência de doenças concorrentes, tais como a diarréia e a tristeza parasitária.

A incidência das afecções do sistema respiratório em bezerros aumenta entre duas semanas e quatro meses de idade, fase na qual a proteção oferecida pelos anticorpos colostrais estão diminuindo. A ventilação é uma peça chave na prevenção de problemas no sistema respiratório, entende-se por ventilação a movimentação do ar em um ambiente para a substituição do ar impuro por ar fresco e redução do excesso de umidade. As instalações devem ser mantidas limpas, secas e ventiladas. Nos casos de surtos de doença respiratória em bezerros a infecção por aerossol e contato direto são as formas de transmissão, sendo ainda mais acentuadas em instalações com alta lotação e mal-ventiladas.

A saúde do sistema respiratório depende do equilíbrio entre o sistema imune e a carga de patógenos. E o equilíbrio do sistema imune, por sua vez, está associado à qualidade do manejo e ao controle dos fatores de risco listados acima. Todas as vezes que as condições ambientais estiverem desfavoráveis e as práticas de manejo inadequadas, elas irão simultaneamente desencadear falhas no mecanismo de defesa dos bezerros e possibilitar a sobrecarga dos pulmões com agentes infecciosos virulentos, comprometendo o frágil equilíbrio do sistema respiratório dos bezerros.

Fonte:

Coutinho, A. S. Complexo das doenças respiratórias de bezerros. Simpósio Mineiro de Buiatria, n.2, Belo Horizonte, 2005.

Golcalves, R.C., et al. Aspectos clínicos e epidemiológicos da broncopneumonia dos bezerros em Botucatu-SP. Rev. Bras. Cienc. Vet., v. 7, n. 3, p.144-147, 2000.

Wikse, S.E. Feedlot cattle pneumonia. Vet. Clin. North Am. Food Anim. Pract., v.1,
p.288-310,1985.

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures