No último artigo, listei estratégias para desestimular consumo de pasto. Agora, buscando não deixar produtores que trabalham em sistemas confinados de fora, trago aqui, seis estratégias que, infelizmente, comumente são adotadas e que podem levar ao fracasso:
Faça as coisas como você sempre fez
Não é porque você fez esse investimento que mudou alguma coisa. Continue fazendo tudo à moda antiga que você terá os mesmos resultados que sempre teve e não irá melhorar em nada.
Descarte ajuda profissional especializada
O que agrônomos, veterinários e zootecnistas sabem sobre produção? Eles nunca colocam a mão na massa e vem cheios de teorias querendo nos dizer o que fazer. Então, não siga orientações técnicas, nem contrate nutricionista, assistência reprodutiva nem nada, que com certeza você trilhará um sólido caminho à falência.
Se contente com produtividades baixas ou medianas
Não é porque confinamentos tem alto custo de alojamento por animal que você precisa extrair o máximo potencial produtivo deles. Com uma produtividade média ou baixa, você mal paga os custos fixos de cada animal e seu caminho para o fracasso estará cada vez mais consistente.
Dependa da compra de volumosos
Pra quê buscar eficiência em produção de volumosos quando você pode ficar fortemente dependente de insumos externos? Comprar volumosos em vez de produzir eles em casa é uma boa forma de elevar seus custos e diminuir a probabilidade de seu negócio dar certo.
Use mão de obra pouco qualificada
Seja da família ou contratada, não invista em capacitação e treinamento. Pense apenas na mão de obra como um custo. Trate-os mal, reclame deles e, se possível, torne o clima de trabalho péssimo. Essa é uma boa forma de garantir que as coisas deem errado.
Guarde tudo na memória, sem nenhum sistema de registro
É melhor não anotar e não gerenciar nada. Você investiu tanto em instalações e equipamentos que, vai que você descobre que o negócio não está sendo lucrativo, não é? Melhor nem medir pra não descobrir.
Se você fizer boa parte disso, o caminho para a falência do seu confinamento está garantido. Mas, atenção, se você faz alguma dessas práticas e espera um resultado diferente do fracasso, é bom repensar suas estratégias e seus hábitos.