ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeito do uso de probiótico no leite ou sucedâneo no desempenho de bezerros

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/11/2000

3 MIN DE LEITURA

0
0
José Roberto Peres

Os bezerros no período de amamentação freqüentemente são acometidos de diarréias. De uma forma bastante simplista, pode-se afirmar que as diarréias são resultado do desequilíbrio da flora intestinal, que cria oportunidade para o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Normalmente isto ocorre em ocasiões em que o animal passa por situações de stress, devido ao manejo, variações climáticas ou alimentação.

Este mal funcionamento intestinal prejudica a utilização dos nutrientes e consequentemente o bom desenvolvimento do animal. Nestas situações, o uso de probióticos pode ser benéfico. Os probióticos podem ser definidos como "suplementos alimentares à base de microorganismos vivos, que afetam beneficamente o animal hospedeiro, promovendo o balanço da microbiota intestinal". Sendo assim, eles teriam um efeito contra estes distúrbios gastrointestinais.

Pesquisadores da ESALQ-USP, em Piracicaba, realizaram um experimento para testar os efeitos da adição de um probiótico constituído por Lactobacillus acidophilus, Enterococcus faecium e Saccahromyces cerevisiae ao leite integral ou sucedâneo de leite, na alimentação de bezerros. Os 79 animais foram criados em baias individuais e receberam 4 litros de dieta líquida, no balde, divididos em duas refeições. A dieta líquida constituiu-se de leite integral a partir do 3o dia (após o colostro) ou sucedâneo de leite a partir do 3o ou 15o dia de vida (no último caso leite integral até o 14o dia), com ou sem adição de probiótico. Foram fornecidos água e concentrado à vontade a partir do primeiro dia de vida. A desmama foi feita de forma abrupta quando os bezerros consumiam 800 gramas de concentrado por 3 dias consecutivos.

Foram avaliados o ganho de peso, consumo de concentrado, conversão alimentar, idade e peso à desmama. Os resultados podem ser vistos na tabela 1.

Tabela 1: Efeito do probiótico e do aleitamento sobre o desempenho dos bezerros
Tabela 1


O ganho de peso diário até a desmama sofreu interação entre os fatores probiótico e tipo de dieta líquida (P=0,0166). O fornecimento do probiótico diminuiu o ganho de peso diário na ordem de 10%, quando os animais receberam leite como dieta líquida (P=0,0457), mas aumentou em 37,5% o ganho de peso, quando os animais começaram a receber o sucedâneo aos 3 dias de vida (P=0,0325). Não houve efeito do probiótico na dieta com sucedâneo iniciada aos 15 dias de vida.

Para o consumo de concentrado e de matéria seca total até a desmama, não se observou interação entre o fornecimento de probiótico e o tipo de dieta líquida. Entretanto, observou-se efeito do tipo de dieta líquida, com aumento de consumo de concentrado (P=0,0167) e de matéria seca (P=0,0001) com o uso de sucedâneo em relação aos animais que receberam leite. Este efeito já foi constatado por outros pesquisadores.

A conversão alimentar sofreu interação (P=0,0001) entre o fornecimento de probiótico e o tipo de dieta líquida. Os bezerros do tratamento com sucedâneo aos 3 dias apresentaram uma melhor conversão alimentar (P=0,0001), na ordem de 31,9%, em relação aos que não receberam.

O peso vivo à desmama não sofreu interação entre os fatores probiótico e tipo de dieta líquida, mas foi observado um efeito significativo do tipo de aleitamento (P=0,0001). Os animais que receberam sucedâneo (aos 3 e aos 15 dias de vida), foram desaleitados com 16,3% a menos de peso (P=0,0001) que os animais que receberam leite. Os bezerros que começaram a receber o sucedâneo aos 3 dias de vida, apresentaram peso à desmama menor que os bezerros que receberam somente aos 15 dias, na ordem de 7,3% (P=0,0177).

Comentário MilkPoint: O fornecimento de probiótico parece ter surtido efeito na situação de maior stress (fornecimento do sucedâneo a partir dos 3 dias). Nada se comentou nos dados disponíveis sobre a composição ou qualidade deste sucedâneo, ou ainda sobre a taxa de diluição utilizada, mas já foi comentado nesta seção que estes fatores podem ter grande impacto no desempenho dos bezerros, uma vez que nesta fase eles não estão adaptados à digestão de uma série de ingredientes, devendo a seleção do substituto ser feita de forma bastante cuidadosa. Diferente de outros experimentos, o maior consumo de concentrado nas dietas com sucedâneo parece não ter sido suficiente para igualar o desempenho dos animais recebendo leite. Isto reforça a idéia de que o substituto utilizado pode ter sido o fator mais limitante ao crescimento dos animais.

Bibliografia consultada

MEYER, P.M. et al., 2000. Efeito da adição de Lactobacillus acidophillus, Enterococcus faecium, e Saccharomyces cerevisie ao leite integral ou sucedâneo, sobre o desempenho de bezerros(as) da raça holandesa. In: XXXVII Reunião Anual da SBZ. Viçosa - M.G.

********


fonte: MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures