Recentemente recebemos o questionamento de um dos nossos leitores do site, a respeito de um animal que apresentava infecção por Staphylococcus aureus, mas tinha resultado negativo no CMT. Veja o questionamento:
"Coletei ao mesmo tempo, duas amostra de leite de uma vaca, em uma amostra realizei CMT com resultado NEGATIVO, a outra amostra foi realizado exame de laboratório com resultado de (Staphylococcus) aureus. É possível uma vaca com 'aureus' e ter resultado NEGATIVO no exame de CMT?"
A S. aureus é uma bactéria causadora de mastite em vacas e muito comum nas fazendas leiteiras do Brasil, gerando grandes prejuízos para a produção de leite. É um patógeno contagioso e, normalmente, as infecções causadas por ele são de caráter subclínico e tendência a cronificação, levando a perda de produção de leite e baixa taxa de cura.
O teste do California Mastitis Test (CMT) é largamente utilizado para determinar o status da mastite em animais em lactação. Consiste em misturar a solução do CMT, a base de um detergente adicionado a um indicador de pH, com o leite do animal. Esta solução vai reagir com o material do núcleo de células somáticas presente no leite formando um gel e gerando uma estimativa da concentração de CCS. A reação é avaliada por score (zero a 3) e interpretada de acordo com a intensidade de gel formado, o que torna o teste muitas vezes subjetivo.
Confira a resposta do Prof. Marcos Veiga para a pergunta do leitor:
"O teste de CMT tem baixa precisão (teste baseado na avaliação visual) e assim, pode-se ter resultados negativos, mas com CCS de até 500.000 cel/ml. Neste caso, é possível que o teste do CMT seja negativo, mas a vaca já apresentar CCS moderadamente alta, o que poderia explicar a identificação do Staph. aureus. Além disso, é possível que vacas infectadas por Staph. aureus podem ter CCS abaixo de 200.000 cel./ml, pois durante a infecção, mesmo com a vaca já infectada, a CCS pode sofre variações com aumento e redução ao longo do tempo. Atenciosamente, Marcos Veiga."
Esta é uma dúvida bastante interessante e esperamos que tenha servido para o seu conhecimento também!