ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dicas para a saúde do bezerro após o nascimento

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2007

4 MIN DE LEITURA

14
0
O que define o sucesso na criação de bezerros? Bezerros vivos após o parto. Bezerros saudáveis nas primeiras semanas. Bezerros crescendo com vigor e saúde até os oito meses.

O que precisa ser feito para alcançar as metas determinadas acima? A criação de bezerros precisa ser realizada com atenção em todas as etapas e as atividades devem ser realizadas no momento certo. Ou seja, não há segredo na criação de bezerros. Mas é necessário estar atento a cada uma das tarefas que esta atividade exige.

Este artigo traz uma revisão sobre os principais cuidados com os bezerros em aleitamento. As ações estão descritas abaixo em forma de checklist. Neste formato será mais fácil visualizar as ações como um todo, bem como avaliar como estão sendo realizadas as atividades no seu dia-a-dia.

Metas - bezerro recém nascido:

1. Auxiliar o bezerro na adaptação com seu novo ambiente
2. Auxiliar o bezerro na manutenção da boa saúde

Ações para a adaptação ao novo ambiente:

1. A mãe geralmente lambe o bezerro para tentar secá-lo e ajudá-lo na adaptação à temperatura externa. Ajude com toalhas a finalizar a secagem do bezerro.

2. Caso o bezerro ainda não tenha levantado após 15 a 30 minutos após o parto, ele deverá ser auxiliado. Em estação o metabolismo do bezerro aumenta cerca de quatro vezes.

3. Ofereça colostro logo após o nascimento. Os bezerros necessitam de muita energia para a adaptação ao mundo fora do útero. O colostro é um alimento muito rico e contém os nutrientes que os bezerros necessitam nesta fase.

Ações para a manutenção da saúde do bezerro:

1. Mantenha o bezerro longe do esterco de animais adultos. O esterco pode carrear inúmeras doenças para um bezerro recém nascido.

2. Mantenha os patôgenos longe do cordão umbilical. Utilize uma solução de Tintura de Iodo a 7%. Ao mergulhar o umbigo nesta solução você estará limpando a área externa do cordão umbilical, estará evitando a multiplicação de bactérias fora e dentro da extremidade aberta do umbigo, e ainda, estará contribuindo para acelerar a secagem do cordão umbilical.

3. Auxilie o bezerro a adquirir a imunidade necessária para esta fase da vida, que é transferida através do colostro. Ofereça colostro de boa qualidade o mais cedo possível para o bezerro, não há forma de substituir os benefícios originados por um bom colostro oferecido logo após o parto.

Alimentando o bezerro:

Como as atividades realizadas nesta fase podem ser avaliadas? Como é possível oferecer aos bezerros condições de crescer e expressar o seu potencial genético?

Considerando o manejo do colostro, avalie as etapas abaixo realizadas no dia-a-dia no manejo de bezerros e atribua notas ao seu manejo: 1= nunca; 2= raramente; 3= às vezes; 4= freqüentemente; 5= sempre

1. Todos os utensílios que entram em contato com o colostro são lavados e sanitizados após o uso.

2. O colostro contaminado com mastite ou sangue é descartado.

3. A qualidade do colostro (concentração de anticorpos) é avaliada, e o colostro de melhor qualidade é reservado para os bezerros filhos de vacas de primeira cria.

4. O colostro é oferecido antes de ultrapassar 4 horas após o nascimento.

5. O colostro é oferecido em quantidades adequadas. Bezerros médios e grandes recebem 4,5 litros nas primeiras seis horas de vida. Bezerros pequenos recebem mais que 2,2 litros nas primeiras seis horas de vida.

6. Quando há apenas colostro de baixa qualidade (baixa concentração de anticorpos) disponível, é utilizado um suplemento para melhorar a qualidade da concentração de anticorpos no colostro.

7. Sempre que possível é oferecido colostro fresco, ou invés de colostro congelado.

Considerando o aleitamento, atribua as notas ao seu manejo: 1= nunca; 2= raramente; 3= às vezes; 4= freqüentemente; 5= sempre

1. Todos os utensílios que entram em contato com o leite são lavados e sanitizados após o uso.

2. A limpeza dos utensílios segue as seguintes etapas: a) enxaguar com água à 40 graus. b) esfregar as peças com água clorada à 48 graus. c) enxaguar com detergente ácido, a água deverá estar entre 10 e 37 graus. d) manter os utensílios secos entre os usos.

3. O sucedâneo do leite é armazenado em local limpo e seco para obter uma adequada diluição em água.

4. O sucedâneo do leite é diluído em água na temperatura recomendada pelo fabricante, para favorecer a correta distribuição da gordura e evitar a desnaturação das proteínas do produto.

5. O sucedâneo do leite é oferecido à temperatura de 37 à 40 graus para favorecer a boa utilização do ingrediente pelo sistema digestivo do bezerro.

6. O sucedâneo do leite é oferecido regularmente nos mesmos horários, de acordo com a rotina utilizada no manejo da fazenda e, de preferência, pelas mesmas pessoas.

7. Realizar com freqüência a cultura bacteriana do sucedâneo do leite.

Considerando o manejo da água oferecida aos bezerros, atribua as notas ao manejo: 1= nunca; 2= raramente; 3= às vezes; 4= freqüentemente; 5= sempre

1. Durante toda a fase de aleitamento os bezerros têm livre acesso à água.

2. A água oferecida aos bezerros é limpa e de boa qualidade.

3. O acesso à água não é restringido devido às válvulas com defeito, cochos muito altos para serem alcançados, ou excessiva contaminação dos cochos.

Avaliando as atividades listadas acima fica mais fácil monitorar como está sendo realizado o manejo dos bezerros após o parto e na fase de aleitamento. A atenção em todas as etapas de manejo é determinante para o sucesso da criação de bezerros. Muitas vezes, estas etapas são subestimadas no dia-a-dia devido à simplicidade das operações, mas vale a pena monitorá-las e manter os funcionários conscientes da importância desta fase para os índices e para a lucratividade do rebanho.

Fonte:

LEADLEY, S. M. Keeping Calves Healthy. In: Western Dairy Management Conference, 6, 2003, Reno. Proceedings. Reno.{s.n.}, 2003

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PACHECO OLIVEIRA

EM 28/05/2019

Gostaria de saber, se produto aumenta também a imunidade, ou se existe outros para que seja aumentada a imunidade?
EDUARDO DA GRAÇA

SÃO PEDRO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/11/2015

Boa tarde, estou com os mesmos problemas do Sr. ANTONIO CARLOS ZORZI  de Ribeirão Preto gostaria de saber o que posso fazer qto ´mastite. Quando cura uma vaca aparece em outra e tomamos todos os cuidados de higiene, aguardo um retorno
LEONARDO

CARANGOLA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2014

muito bom artigo !

queria saber se e viavel na primeira semana de vida fazer uma aplicação de uma dose de pro bezerro (benzilpenicilina benzatina + ivermectina) , e fazer esse desmame aos 45 dias 8 litros na primeira semana , 6 litros na segunda e terceira , 4 litros na quanta e quinta semana até comer 1 kg concentrado , lembrando que isso dividido em 2 parte ao dia e esperando um intervalo de 1 hora do leite e o consumo de agua por animal ,ja fiz esse manejo mais levei mais tempo em desmames queria saber se seria viavel fazer deste modo que mencionei ?
ELISEU

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2012

tambem quro saber c existe um alimento especifico para terneiro ou quando posso dar algum tipo de ração até quando deixo mamando.
ELISEU

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2012

ola comprei uma vaquinha jersey vem de cria, mas nunca lidei, quero saber como lido com o terneiro,primeiro deixo ele mamar depois tiro o leite? até quando deixo mamando quantos litros por dia? como devo agir? desde ja agradeço.
ANTONIO CARLOS ZORZI

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/07/2010

Estamos com problemas sérios com ocorrência de mastite no rebanho. A higiene e sanidade em geral, imagino estar eficiente. É efetuado o tratamento em uma vaca, de repente ocorrwe em outra e com isso o custo com remédio e descarte de leite está muito grande. Estamos atacando em todos os pontos e não estamos conseguindo controlar. Gostaríamo de orientação.

grato.

Antonio Carlos
FERNANDO MARQUES

MARACAJÚ - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 27/06/2010

quais as vacinas que deve tomar um bezerro recem nascido
LUIZ GOUVÊA LOPES JARDIM

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 23/04/2008

Não obstante tenha lido a matéria da ilustre médica em 23 de abril de 2008, o tema é sempre atual e de grande valia. Parabéns Dra. Renata.

Luiz Jardim.
LUCAS HENRIQUE DE PAULA SOBRAL

ARACAJU - SERGIPE - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/03/2008

Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo. Se cada produtor seguir essas dicas diminuirão muito os problemas com bezerras nas propriedades .

ANA PAULA DO CARMO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 06/03/2008

Tenho uma pergunta:
Bezerros de 3 a 4 dias de nascidos, ficam fracos, olho fundo, sem diarréias e morre. O que pode ser?
ALBERTO LINTZMAIER PETIZ

MORRO REDONDO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2008

Muito bom o artigo postado, é de suma importância para que produtores se atualizem com o intuito de um melhor resultado no futuro.
PATRICIE CHIANCA DE BRITO FREITAS

MACEIO - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2007

Cuidar das bezerras significa lucro futuro.
ROGERIO EDUARDO DE SOUZA JUNIOR

PASSOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 25/08/2007

Muito bom artigo, bem direto, atitudes que muitas vezes deixam de ser realizadas pelos produtores, e que acarretam em enormes prejuizos.
OSMAR JOAO BERTOLI JUNIOR

UBIRATÃ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/08/2007

O sucesso da atividade começa com as bezerras bem criadas, e a checagem de todos os procedimentos para que isto ocorra está expresso de maneira bem prática nestas dicas. Gostei muito. Parabéns.
MilkPoint AgriPoint