ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cerca convencional pode ser substituída por cerca virtual?

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/03/2023

3 MIN DE LEITURA

5
10

Atualizado em 02/03/2023

O uso de tecnologia nas propriedades rurais vem crescendo a cada dia e provocando mudanças no seu gerenciamento. Os produtores procuram obter ótimos resultados e com isto tem usando a tecnologia ao seu favor, aumentando a rastreabilidade, sanidade e bem-estar animal.

A pecuária de precisão facilita na tomada de decisão, torna a propriedade mais eficiente, ágil e tendo o monitoramento animal em tempo real.

Nesse cenário, você já imaginou poder fazer uso da cerca virtual numa fazenda leiteira? Interessante, não é? Iniciemos pelas cercas convencionais, como a de arame, madeira e cercas elétricas. Essas têm a função de barreira para impedir que os animais ultrapassem o limite que foi determinado, protege de áreas restritas, serve como divisão de piquetes, consegue fazer uma barreira física simples e rápida e irá melhorar no manejo das pastagens e dos animais. Uma estratégia recente que vem sendo estudada é a cerca virtual como uma alternativa das cercas convencionais utilizadas frequentemente.
 

Quais seriam as vantagens de se usar uma cerca virtual?

Além de servir como barreira, a vantagem de usar a cerca virtual é que facilita o uso de pastagem disponível, monitora e localiza cada animal em tempo real, aprimora a sustentabilidade, reduz perda do rebanho, traz segurança para a propriedade e economiza tempo e dinheiro utilizados na construção de cercas convencionais.

Porém, você pode estar perguntando: Existe algum obstáculo para optar por cercas virtuais? A resposta é sim. Para usar a cerca virtual recomenda-se o uso de internet em grande parte do pasto para o controle e monitoramento.
 

Como funciona a cerca virtual?

O monitoramento em tempo real do bovino na cerca virtual se faz pelo GPS (Global Positioning System) que faz parte do sistema tecnológico. Para isso o colar específico do sistema é colocado no pescoço do bovino (Figura 1) que emite um som quando o animal está próximo do limite estabelecido (figura 2).

cerca virtual

Caso o aviso não seja o suficiente, pulsos elétricos de curta duração são liberados, com isto o animal entende que tem uma barreira presente e que não pode ser ultrapassada. Caso o animal saia do limite estabelecido uma mensagem de alerta é enviada para o aplicativo que está instalado no celular, tablet ou computador, o que facilita para ter o controle de cada animal e caso for preciso ir buscar no local exato, promovendo assim segurança dos animais.

A tecnologia possibilita alterar os limites da cerca a qualquer momento, basta entrar no sistema do aplicativo por meio do dispositivo eletrônico e alterar quando quiser (Figura 3). Esta tecnologia veio para trazer segurança, praticidade ao produtor e bem-estar aos animais.

cerca virtual

 

Cerca virtual e bem-estar animal

Uma pesquisa realizada na universidade de Goettingen na Alemanha mostrou que o comportamento de aprendizagem dos bovinos em um sistema de cerca convencional é o mesmo para cerca virtual. Este estudo apresentou resultados positivos com relação a cerca virtual e o bem-estar animal, uma vez que os pesquisadores não verificaram alteração comportamental e fisiológica usando o sistema de cerca virtual. Isto é, um dos requisitos para o uso da tecnologia é priorizar o conforto e bem-estar animal, sem prejudicar a nutrição, ambiente, saúde, comportamento e estado mental.

Por fim, você já conhecia ou já leu sobre o tema? A cerca virtual seria uma solução para sua propriedade? Conta pra gente!

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Autores

Sara Adna Santos de Oliveira-  Médica  Veterinária (UPIS), Mestranda em Ciências Veterinárias (FAMEV-UFU);  

Paola Perez Bóscollo- Zootecnista (FAZU-MG), Mestra  em Ciências Animal e Pastagens (ESALQ-USP), Doutoranda em Ciências veterinárias (FAMEV-UFU);  

André Madeira Silveira França - Médico  Veterinário (FAMEV-UFU), Mestre em Ciências Veterinárias  (FAMEV-UFU), Doutorando em Ciências Veterinárias (FAMEV-UFU);

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento - Médica Veterinária (FAMEV-UFU), Mestra e Doutora em Zootecnia, área de concentração: Produção animal ( UNESP- Jaboticabal),  Professora Titular da FAMEV-UFU.
 

Referência

HAMID, D et al. Heifers don’t care: no evidence of negative impact on animal welfare of growing heifers when using virtual fences compared to physical fences for grazing. The international journal of animal biosciences: Animal, v.16, n. 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.animal.2022.100614

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS OTTONI DE ALMEIDA

GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO

EM 14/03/2023

Acho a ideia de cerca virtual genial.
Poderia ser também utilizado o sistema de fios enterrados ou na superfície, como os utilizados nos robôs de roçadeira de gramados. o que dependeria somente de uma fonte de energia, que poderia ser elétrica fornecida pela rede, ou energia solar, que a meu ver seria muito mais viável e econômica.
Estes tipos de cercas, tem também outra vantagem, que é do animal não se machucar, como no caso das cercas de arame farpado.
A virtual por internet, teria a vantagem de se modificar facilmente, em relação a de fios enterrados, que teriam que ser fixas, para cada piquete e corredores.
O sistema virtual, poderia também ser utilizados, para formar corredores e ter um sistema que fizesse o gado se movimentar para e por este corredor até o ponto que o produtor desejar
JOÃO KURTZ AMANTINO

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/03/2023

A cerca virtual talvez seja a substituta ideal para a cerca móvel, depende de custos
LUIZ CARLOS VELHO FLECK

TAQUARA - RIO GRANDE DO SUL - OVINOS/CAPRINOS

EM 09/03/2023

Bom dia. Sensacional este sistema de cerca Virtual. Poderiam falar mais sobre o sistema e como implantá-lo. Obrigado, Fleck
SARA ADNA SANTOS DE OLIVEIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PESQUISA/ENSINO

EM 10/03/2023

Olá Fleck,
Claro, vou tentar explicar um pouco mais sobre o assunto. O sistema geralmente funciona com o colar e uma antena, o colar possui o aviso sonoro, pulso elétrico de curta duração e o GPS( global positioning system) que serve para dar a localização, esse colar pode ser carregado por painel solar ou bateria podendo durar dias ou meses, e a antena serve para transmitir e capturar o sinal do colar para o aplicativo por isso que é recomendo a internet na propriedade.
EDGAR PAVAN

LINDÓIA DO SUL - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/03/2023

Isso é muito interessante

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures