ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Capim Mulato: primeiro híbrido de braquiária lançado no Brasil

POR MARCO A. A. BALSALOBRE

E PATRICIA MENEZES SANTOS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/02/2004

1 MIN DE LEITURA

14
1
A maioria das gramíneas forrageiras de interesse comercial é apomítica (modo de reprodução que impede o desenvolvimento de híbridos), o que torna a produção de híbridos um grande desafio para os melhoristas. A geração de materiais híbridos permite a combinação de características desejáveis de diferentes materiais e, consequentemente, a geração de cultivares mais produtivos e resistentes às condições de estresse. Por este motivo, várias instituições de pesquisa, como o CIAT e a Embrapa, têm se dedicado à esta linha de pesquisa.

O Capim Mulato é o primeiro híbrido de braquiária lançado no Brasil. Ele foi desenvolvido e testado pelo CIAT e é fruto do cruzamento entre Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha cv. Marandu. É uma planta estolonífera de porte mais baixo que o capim Braquiarão.

Este capim ainda não foi testado nas condições brasileiras, no entanto, estudos desenvolvidos em outros países da América Latina demonstraram que ele tem um bom potencial de produção. Avila et al (2004), em um experimento desenvolvido na estação experimental de Qulichao, observaram que a produção de leite foi maior nos pastos de capim Mulato (6,7 kg/vaca.dia) e de um novo híbrido de braquiária (7,1 kg/vaca.dia) em comparação com o capim Toledo (6,0 kg/vaca.dia).

Um outro trabalho foi desenvolvido em Isla Veracruz, México, por Enríquez (2002). Foi comparado o desempenho de novilhos em crescimento em pastagens de Decumbens e Mulato. Os animais que pastejaram o Mulato apresentaram ganho de peso maior que os da Decumbens (Tabela 1). A lotação da área de Decumbens foi maior que no Mulato devido, principalmente, ao ataque de cigarrinha nessa forrageira, isso provocou ganho de peso por área bem superior para o Mulato (Tabela 1).


O desenvolvimento do capim Mulato pelo CIAT representa um grande passo no melhoramento de gramíneas forrageiras. É importante ressaltar, no entanto, que este capim ainda não foi testado nas condições nacionais. A empresa responsável por seu lançamento está procurando estabelecer parcerias com instituições de pesquisa para gerar estas informações rapidamente. Até que estes resultados sejam divulgados, no entanto, é preciso ter um pouco de cautela no plantio desta nova opção. A Tabela 2 apresenta algumas características do Capim Mulato comparadas à Decumbens e à Brizantha.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDO ALVES

EM 28/10/2021

Para essas condições ouvi falar muito bem do MG18 Áries, resistente a seca, geada e um pouco de encharcamento., 20 a 30t/há/ano. Só não dá para plantar em lugares inclinados pois é do gênero panicum e a exigência de fertilidade do solo é alta, t que corrigir/ adubar
CÉZAR SOUZA

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO - MINAS GERAIS

EM 11/05/2020

Já existe algum teste confiavel na região de mata atlântica?
ELOI REDIVO

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2013

sou do sudoeste do parana , qual e a melhor epoca de plantar o capim mulato?
REJANE BECK DA SILVA

CATUÍPE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/03/2013

Qual a época de plantio mais adequada para o capim Mulato.

Qual a quantidade de sementes por hectare.

Qual o represetante mais proximo de CATUÍPE.
RODRIGO GAIER

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 23/02/2013

Qual o melhor capim para a regiao sul, onde e muito frio no inverno, e com muita geada, e muito quente no verao? gostaria de saber de um capim que seja perene, para pastejo rotacionado, muito obrigado!

PS: essa é a duvida de inumeros pecuaristas do sul, pos acredito que muitos dos capins existentes nao sao bons para o inverno, e em muitos casos a produção de feno fica inviavel!
REJANE BECK DA SILVA

CATUÍPE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/01/2013

Gostaria de saber se o capim mulato morre com a geada e se e recomendado pra o gado de leite
JOSÉ AFONSO LAURENTINO JÚNIOR

ITABUNA - BAHIA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 02/05/2011

O nome do mulato agora é CONVERT RH, comercializada pela Dow Agrisienses e está aqui, em Itabuna, por R$430,00/ saco de 10kg e dizem que um saco faz um Ha.
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 26/01/2011

Caro Claudionor,

o distribuidor do MulatoII, atualmente é a Casa do Adubo, e esta sendo produzida pela DOW sementes, com outro nome que ainda não guardei, mas esta muito cara .... e não sei se vai encontrar mais ...

um abraço
marcelo

(*)espero ter ajudado !
CLAUDIONOR FERREIRA

SERRINHA - BAHIA

EM 24/01/2011

Aonde encontrar o capim mulato para comprar
MARIA SALOMÉ REZENDE TEODORO

MINEIROS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/10/2009

prezada pesquisadora,
gostaria de saber o que tem de novidade sobre o capim mulato nos ultimos meses este capim está sendo pesquisado pela EMBRAPA? o que tem de novidade? porque ele ainda não é muito procurado?
MAURICIO PERIN

SANTO CRISTO - RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 16/09/2009

Gostaria de saber se ja foi realizada algum tipo de analise bromatológica desse material? E se possível for, uma publicação desse material. Esses dados são bastante importantes para se ter uma ideia da qualidade desse material.
JOSIMAR

GUARACIABA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/07/2009

Gostaria de saber se este capim é resistente a geada, e se existem testes realizados com vacas holandesas de alta produção em sistema de pastagem exclusivo em capim mulato, se tiver quais os resultados e conclusões.
PATRICIA MENEZES SANTOS

OUTRO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/05/2008

Prezado Diogo,
O capim-mulato deve ser plantado durante o período chuvoso. As sementes do capim-mulato já estão disponíveis no mercado. A quantidade de sementes por área deve ser calculada com base no número de sementes puras viáveis do lote de sementes adquirido. É importante enviar a sementes para análise de forma a confirmar as informações fornecidas pelo fornecedor antes do plantio.
DIOGO PREVEDELLO

ALPESTRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2008

Gostaria de saber qual a época de plantio do capim mulato e a quantidade de semente ou kg/hc sao nescessarios? Já está disponivel no mercado?
MilkPoint AgriPoint