ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Benchmarking da eficiência de trabalho e produtividade das fazendas

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Michael Langemeier, do Centro para Agricultura Comercial da Universidade Purdue.

É necessária muita mão de obra familiar e contratada para administrar fazendas modernas. A mão de obra é um insumo importante e custoso e os gerentes das fazendas precisam se perguntar se estão obtendo a eficiência e a produtividade necessárias para que esse trabalho seja competitivo. Uma forma de avaliar essa questão é usar benchmarks criados usando dados de fazendas similares. Benchmarks de trabalho incluiriam mão de obra familiar e operador, bem como mão de obra contratada. Esse artigo foca em dois benchmarks: eficiência de trabalho (uma medida de custo) e produtividade do trabalho (uma medida de produção).

Principais benchmarks de trabalho

A eficiência do trabalho é computada dividindo o custo total do trabalho (mão de obra contratada mais mão de obra familiar e operador) pela receita bruta. O custo da mão de obra contratada e a receita bruta podem ser encontrados nas declarações de resultados da fazenda. O trabalho familiar e operador pode ser representado pelas retiradas familiares, que podem ser encontradas nas declarações de fontes e usos de fundos da fazenda.

A produtividade do trabalho é computada dividindo a receita bruta pelo número de trabalhadores. Se todos os funcionários, incluindo o operador ou os operadores, estão totalmente empregados, é relativamente fácil computar o número de trabalhadores. É relativamente mais difícil computar esse dado quando o funcionário trabalha meio período ou quando são funcionários sazonais. Se parte da mão de obra contratada é sazonal ou de meio período, os meses totais trabalhados por todos os funcionários contratados e sazonais devem ser somados e, então, divididos por 12 para se chegar ao número de trabalhadores.

Se a eficiência de trabalho é relativamente alta e a produtividade do trabalho é relativamente baixa, pode indicar que a fazenda está tendo dificuldade para suportar todos os funcionários. A pontualidade das operações devem ser incorporadas na avaliação se uma fazenda tem excesso de mão de obra. Ao contrário, se a eficiência de trabalho é relativamente baixa e a produtividade é relativamente alta, é importante avaliar a eficiência do uso de maquinário. Às vezes, uma fazenda será eficiente com relação ao trabalho, mas tem níveis relativamente elevados de benchmarks de maquinário, ou é ineficiente com relação ao trabalho, mas tem níveis relativamente baixos de benchmarks de maquinário. Idealmente, uma fazenda gostaria de ser competitiva com relação a ambos, trabalho e maquinário.

Ilustração de um caso de uma fazenda

A eficiência e a produtividade do trabalho para o estudo de caso de uma fazenda na região centro-oeste de Indiana foram apresentadas na tabela 1. Essa fazenda tem 1.500 acres (607 hectares) de milho e 1.500 acres de soja. O número de trabalhadores representa o operador, um funcionário contratado em período integral e vários funcionários de meio período.



A eficiência de trabalho dessa fazenda é de aproximadamente 6,2%. A receita bruta por trabalhador é de aproximadamente US$ 990.000 para essa fazenda. As informações disponíveis de programas de associação de gestão agrícola em Illinois e Kansas sugerem que, para fazendas desse tipo e tamanho, a eficiência de trabalho deveria ser de menos de 10% e a produtividade deveria ser de mais de US$ 500.000 por trabalhador. Os valores de referência para essa fazenda do estudo de caso alcançaram esses objetivos. Como notado acima, essa fazenda deveria também avaliar seus benchmarks de maquinário para determinar se está fazendo um bom trabalho de controle dos custos de maquinário e de mão de obra. É importante usar mais de um ano de dados para benchmark. Isso seria particularmente importante para fazendas que fizeram importantes mudanças em sua força de trabalho nos últimos anos (por exemplo, tiveram um filho ou uma filha que retornou à fazenda).

Conclusões

Esse artigo definiu, descreveu e ilustrou os benchmarks de eficiência e produtividade de trabalho para o estudo de caso de uma fazenda. A fazenda tinha benchmarks de trabalho que cumpriam as metas especificadas. Para aferir mais completamente a eficiência da fazenda, seria útil também comparar os benchmarks de lucratividade da fazenda, eficiência financeira e investimentos e custos de maquinário com os de fazendas do mesmo tipo e com tamanho similar. Informações adicionais pertinentes a benchmarks podem ser encontradas no site do Centro para Agricultura Comercial (https://ag.purdue.edu/commercialag/Pages/default.aspx).

Fonte: Langemeier, M. "Benchmarking Labor Efficiency and Productivity." farmdoc daily (5):163, Department of Agricultural and Consumer Economics, University of Illinois at Urbana-Champaign, September 4, 2015, publicado em www.dairyherd.com e traduzido pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures