ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alimentação de Bezerros com Diarréia

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/09/2000

4 MIN DE LEITURA

8
0

José Roberto Peres

Bezerros com diarréia são uma ocorrência freqüente em muitas fazendas leiteiras. As diarréias têm origem em vários fatores, sendo as mais comuns aquelas causadas por organismos infecciosos como E. coli, Salmonella, rota vírus e outros.

Durante as diarréias infecciosas os bezerros perdem quantidades consideráveis de água e eletrólitos - minerais tais como sódio, fósforo, potássio, cloro e outros. Em função disso, os objetivos ao se tratar estes animais devem ser três: em primeiro lugar, repor a água e eletrólitos que estão sendo perdidos; segundo, eliminar o organismo que esteja causando a infecção (quando possível) e, finalmente, minimizar a chance de que algum organismo "oportunista" cause uma infecção secundária enquanto o sistema imunológico do bezerro estiver deprimido.

O tratamento de diarréias é assunto sério pois elas podem levar o bezerro à morte. É importante portanto que se desenvolva um acompanhamento com seu veterinário para identificar a causa das diarréias e desenvolver um programa permanente de sanitização, bioseguridade e manejo que minimizem a incidência de diarréias no rebanho.

Mas afinal de contas, o que são as diarréias? Elas podem ser definidas como um aumento na freqüência, fluidez ou volume de excreção fecal. Existem vários motivos para ocorrência de diarréias:

1) Osmótica: causada por pressão osmótica excessiva no intestino. Isto normalmente é causado por alimentos chegando ao intestino mal ou totalmente não digeridos onde eles podem ser fermentados (p. ex.: substitutos de leite de baixa qualidade - excesso de fibra). O aumento da pressão osmótica faz com que a água se mova para o intestino para restabelecer o equilíbrio osmótico. Quando não diagnosticada e solucionada prontamente normalmente abre oportunidade para ocorrência de diarréias infecciosas.
2) Má absorção: causada por danos na parede intestinal por vários organismos (p. ex. coccidia). Quando o intestino é danificado, os nutrientes não podem ser absorvidos e podem se acumular levando aos problemas de pressão osmótica e posteriormente a infecções.
3) Secretora: causada por toxinas produzidas por microorganismos. O bezerro tenta "diluir" ou "lavar" as toxinas para fora do intestino pela movimentação de grandes quantidades de água de outras áreas do corpo. A toxina produzida pela E. coli é um exemplo.
4) Motilidade alterada: contrações excessivas do intestino, aumentando a movimentação do material através do intestino.

Definitivamente não é possível determinar o organismo causando uma infecção somente pela cor, consistência, ou odor das fezes. Uma identificação precisa requer uma análise microbiológica. É melhor trabalhar com seu veterinário para identificar o organismo causador.

Um método tradicional de se alimentar bezerros com diarréia é removendo todo o leite ou substituto de leite por dois dias e em seu lugar fornecer uma mistura de eletrólitos. A idéia é fazer com que os microorganismos "passem fome" para eliminá-los e melhorar a condição do bezerro. Esta teoria diz que, pela remoção do leite, é possível uma mais rápida regeneração dos tecidos intestinais, limita-se o crescimento bacteriano e reduz-se a diarréia osmótica, causada pela fermentação do leite no intestino. Infelizmente, ao mesmo tempo, o bezerro fica mal nutrido.

Uma vez que o bezerro requer energia e proteína para combater a infecção, este método de tratamento tem sérias desvantagens. Pesquisadores na Universidade de Illinois (EUA) realizaram um excelente estudo no qual bezerros que desenvolveram diarréia foram tratados de duas formas diferentes. No método "tradicional", os bezerros receberam eletrólitos e nenhum leite por dois dias, seguidos da reintrodução gradual do leite. Um outro grupo recebeu leite integral mais eletrólitos. Os bezerros alimentados com leite mais eletrólitos não perderam peso enquanto os bezerros que não receberam leite perderam peso nos primeiros 3 dias. Como os autores mencionam no artigo, "a manutenção dos bezerros em uma dieta com leite e uma quantidade de eletrólitos igual ou maior que a estimada perda de fluidos pelas fezes parece ser o método mais recomendado como terapia de suporte a bezerros com diarréia".

Recomenda-se que os bezerros sejam observados duas vezes ao dia para qualquer sinal de doença. Quando um bezerro demonstra sinais de diarréia, é interessante fornecer eletrólitos em períodos intercalados com o fornecimento do leite. Esta refeição adicional, estimula o consumo de 2 litros a mais de fluidos que são muito importantes quando o animal está desidratado. Se a desidratação for severa, duas refeições adicionais de eletrólitos podem ser recomendáveis. Em alguns casos pode ser necessária a reidratação intravenosa.

A alimentação de bezerros com diarréia é um desafio. Muitas vezes esta perda de fluidos e íons causa a morte do bezerro rapidamente. Aprenda a identificar os sinais de infecção e aja rapidamente através da terapia de suporte.

Comentário MilkPoint: quando se fala em diarréias, a melhor opção ainda é a prevenção através de um ambiente limpo, seco e bem ventilado; a correta alimentação dos animais para estimular seu sistema imunológico (o que inclui o fornecimento do colostro prontamente e em quantidade adequada); além de um programa de vacinação adequado.

 

********



fonte: Quigley, J., 1997. Feeding scouring calves. APC Calf NoteTM #21.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VALENTIMLE7@GMAIL.COM

EM 11/06/2019

Como substituir o leite de bezerros com diárias..
VAGNER JORGE

EM 25/06/2018

Posso da leite quando bezerros estao com diarreia amarelada e vermelha..??
Mais eles nao estao querendo tomar leite,estao triste e com apenas 20 dias de nascidos..
Oque devo fazer???
IGOR GOMES FARIAS

CATUNDA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2018

Posso da leite quando bezerros estao com diarreia amarelada e vermelha..??
Mais eles nao estao querendo tomar leite,estao triste e com apenas 10 dias de nascidos..
Oque devo fazer???
IGOR GOMES FARIAS

CATUNDA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2018

Oque devo fazer para parar diarréia de bezerro com 10 dias de nascidos??
Ja dei terramicina..borgal e nada.
JESSICA FERNANDA DE SOUZA

ALAGOA GRANDE - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 13/05/2017

Quantas vezes por dia um berezo de um mês por de tomar lactance
GABRIELA BUBOLZ

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 10/02/2016

Tem uma terneira aqui com diarreia, já fizemos de tudo e de nada adianta. oque posso fazer?
RIVALDO L GONZAGA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 03/07/2015

Tenho dois lote de bezerros senepol com diferenca de um mes de idade o lote maid velho ten dois meses, e estao comendo racao de vaca adultas (doadoras) maid silo de milho ambos em pequena quantia do alimento e causado diarreia,e o outro lote Mais novo de um mes de idade nao come so mama, a racao pode ser o problems.
EIZAMI ABDIEL DE OLIVIERA FILGUEIRA

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2013

Olá,

Meu pião afirma que a soja (25%) da ração dos bezerros causou a diarréia em um bezerro, eu acredito que não tem nada haver mas seria bom saber de vocês, o que acham? É possível?



Obs.: fazemos a ração na propriedade, soja, milho e núcleo (bovigold plus), misturados com a enxada.
MilkPoint AgriPoint