ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A água é importante para o desenvolvimento do bezerro

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2000

2 MIN DE LEITURA

5
1
José Roberto Peres

Água limpa e fresca é crucial para o adequado desenvolvimento do rúmen. Um ponto importante no crescimento dos bezerros é o desenvolvimento da habilidade do rúmen fermentar os concentrados e forragens consumidos. A fermentação dos alimentos no rúmen produz ácidos graxos voláteis (AGVs). Estes ácidos provocam mudanças dramáticas no tamanho e atividade do rúmen, e preparam o bezerro para a desmama (consumo de alimentos fibrosos). A menos que o bezerro consuma suficiente alimento seco dentro das primeiras semanas de vida, a desmama será atrasada, ou mal sucedida.

As bactérias do rúmen são responsáveis pela fermentação do concentrado (ração) inicial e sua transformação em AGVs no rúmen. Para fermentá-la, estas bactérias precisam viver num ambiente aquoso. Sem água suficiente, elas não se multiplicam, e o desenvolvimento ruminal é retardado. Este é o ponto onde o produtor é afetado diretamente - este retardo significa que o animal dependerá por mais tempo do leite, alimento caro quando comparado aos concentrados e principal fonte de renda da fazenda; ou então, ao desmamar terá problemas para manter seu ritmo de crescimento por não estar perfeitamente adaptado à nova dieta.

Ocorre que a maioria da água que entra no rúmen é proveniente do ato de beber água. Se a água é oferecida aos bezerros a partir de uma idade precoce, isto normalmente não é problema; bezerros irão beber quantidades suficientes para as bactérias do rúmen e para matar sua sede. Infelizmente, muitos criadores não fornecem água aos seus bezerros até que eles atinjam 4 semanas ou mais de vida.

Leite ou substitutos de leite não se constituem em fontes de água para o rúmen. Quando o leite ou seus substitutos são fornecidos aos bezerros, a goteira esofageana, um canal que se forma entre o esôfago e o abomaso, não permite que a água atinja o retículo e o rúmen, onde é necessária para o processo de fermentação. A goteira esofageana é ativa no bezerro até aproximadamente 12 semanas de vida. Ela se fecha em resposta a estímulos nervosos, isolando o retículo e o rúmen. O fechamento ocorre independente dos bezerros receberem leite na mamadeira ou no balde. Portanto, o fornecimento de substitutos de leite não pode ser considerado como fonte de água suficiente. Os bezerros precisam de água limpa e fresca a partir dos 3 dias de vida !

Quando existe água disponível, os bezerros consomem mais ração inicial, crescem mais rápido e têm diarréia por menor número de dias (Figura abaixo). O fornecimento de água é fácil, simples e pode ter impacto imediato no seu criatório. Se você não está oferecendo água aos seus bezerros a partir dos 3 dias de vida, é hora de começar a fazê-lo.

Água para Bezerro


Comentário do autor: já se sabe há muito tempo da importância do fornecimento de água aos bezerros desde os primeiros dias de vida. Em condições de clima quente, como o nosso, esta condição é ainda mais crítica devido à possibilidade de desidratação dos bezerros. Mesmo assim muitos produtores argumentam que os bezerros não bebem água nos primeiros dias de vida. Meu conselho é: não decida por eles; deixe água (fresca e potável) disponível e os problemas deverão diminuir nesta fase e na subsequente.

********


fonte: Adaptado do texto: Water, water, everywhere, escrito por Jim Quigley para a APC Calf NotesTM. February 1, 1998

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DANIEL

BOQUIM - SERGIPE

EM 03/11/2021

O meu é enjeitado, criado no quintal, tem 2 meses e 20 dias e não bebe água de jeito nenhum. Fica lá com o balde e nem encosta. Já tentei com o dedo, com o bico da mamadeira e não tem jeito de ele se interessar
NATIELI MOREIRA

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/06/2020

Quantos litros de agua devo fornecer a um bezerro recém nascido?
BIANCA A. PEREIRA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/08/2020

Disponibilize baldinho de 5 L, durante 24 horas por dia. Preocupe-se com um material de fácil limpeza, que não machuque o rosto do animal e o deixe livre para tomar quando quiser. Pode trocar a água uma vez ao dia ou mais se estiver suja. Não coloque água gelada demais, pode afetar a microbiota do rúmen e gerar aversão pelo bezerro. Se você mora em regiões frias, é até interessante aquecer um pouco a água. E não se esqueça, água de bebida pode ser ofertada a partir dos 3 dias de idade.
FÁBIO RODRIGUES NUNES

SÃO FRANCISCO DE SALES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2017

Qual a idade que o bezerro começa a beber água, com um ,dois meses ou três meses????
FÁBIO RODRIGUES NUNES

SÃO FRANCISCO DE SALES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2017

Qual a idade que o bezerro começa a beber água?
MilkPoint AgriPoint