Água limpa e fresca é crucial para o adequado desenvolvimento do rúmen. Um ponto importante no crescimento dos bezerros é o desenvolvimento da habilidade do rúmen fermentar os concentrados e forragens consumidos. A fermentação dos alimentos no rúmen produz ácidos graxos voláteis (AGVs). Estes ácidos provocam mudanças dramáticas no tamanho e atividade do rúmen, e preparam o bezerro para a desmama (consumo de alimentos fibrosos). A menos que o bezerro consuma suficiente alimento seco dentro das primeiras semanas de vida, a desmama será atrasada, ou mal sucedida.
As bactérias do rúmen são responsáveis pela fermentação do concentrado (ração) inicial e sua transformação em AGVs no rúmen. Para fermentá-la, estas bactérias precisam viver num ambiente aquoso. Sem água suficiente, elas não se multiplicam, e o desenvolvimento ruminal é retardado. Este é o ponto onde o produtor é afetado diretamente - este retardo significa que o animal dependerá por mais tempo do leite, alimento caro quando comparado aos concentrados e principal fonte de renda da fazenda; ou então, ao desmamar terá problemas para manter seu ritmo de crescimento por não estar perfeitamente adaptado à nova dieta.
Ocorre que a maioria da água que entra no rúmen é proveniente do ato de beber água. Se a água é oferecida aos bezerros a partir de uma idade precoce, isto normalmente não é problema; bezerros irão beber quantidades suficientes para as bactérias do rúmen e para matar sua sede. Infelizmente, muitos criadores não fornecem água aos seus bezerros até que eles atinjam 4 semanas ou mais de vida.
Leite ou substitutos de leite não se constituem em fontes de água para o rúmen. Quando o leite ou seus substitutos são fornecidos aos bezerros, a goteira esofageana, um canal que se forma entre o esôfago e o abomaso, não permite que a água atinja o retículo e o rúmen, onde é necessária para o processo de fermentação. A goteira esofageana é ativa no bezerro até aproximadamente 12 semanas de vida. Ela se fecha em resposta a estímulos nervosos, isolando o retículo e o rúmen. O fechamento ocorre independente dos bezerros receberem leite na mamadeira ou no balde. Portanto, o fornecimento de substitutos de leite não pode ser considerado como fonte de água suficiente. Os bezerros precisam de água limpa e fresca a partir dos 3 dias de vida !
Quando existe água disponível, os bezerros consomem mais ração inicial, crescem mais rápido e têm diarréia por menor número de dias (Figura abaixo). O fornecimento de água é fácil, simples e pode ter impacto imediato no seu criatório. Se você não está oferecendo água aos seus bezerros a partir dos 3 dias de vida, é hora de começar a fazê-lo.
Comentário do autor: já se sabe há muito tempo da importância do fornecimento de água aos bezerros desde os primeiros dias de vida. Em condições de clima quente, como o nosso, esta condição é ainda mais crítica devido à possibilidade de desidratação dos bezerros. Mesmo assim muitos produtores argumentam que os bezerros não bebem água nos primeiros dias de vida. Meu conselho é: não decida por eles; deixe água (fresca e potável) disponível e os problemas deverão diminuir nesta fase e na subsequente.
fonte: Adaptado do texto: Water, water, everywhere, escrito por Jim Quigley para a APC Calf NotesTM. February 1, 1998