Os mercados de lácteos em todo o mundo estão lentamente voltando ao normal, depois da distorção causada pela pandemia. No entanto, ainda existem muitos riscos e incertezas.
O poder de compra dos consumidores de produtos alternativos será testado e provavelmente levará a ajustes de preços no mercado de laticínios. Os preços do mercado de grãos e oleaginosas estão atingindo o pico de quase uma década.
No terceiro trimestre de 2021, outros ingredientes para rações, como vitaminas e aminoácidos, vendidos a preços mais altos – principalmente devido à escassez de energia e maiores custos de produção –significam margens de lucro menores para os produtores de leite.
O custo por litro de leite produzido aumentou significativamente. A demanda por lácteos será testada devido à cautela contínua do consumidor, consciência ambiental e questões de acessibilidade.
Além disso, espera-se que produtos lácteos de maior valor agregado (produtos orgânicos e produtos com baixa pegada de CO2) terão prêmios de mercado e serão promovidos para supermercados de países desenvolvidos.
Abaixo estão 5 aspectos financeiros principais a serem considerados para operações leiteiras sustentáveis.
1. Análise de liquidez
A liquidez continua sendo muito importante para produtores em todo o mundo, pois pode mantê-los longe de fluxos de caixa negativos após o pagamento de todas as obrigações financeiras. A partir do balanço da fazenda, você pode medir facilmente a liquidez. Este índice pode ser obtido dividindo o total de ativos pelo total de passivos.
Essa proporção compara aspectos que mudam anualmente e deve ser maior que 1,5. O capital de giro também é crítico quando se considera a expansão das unidades leiteiras. O total de ativos agrícolas menos o total de passivos agrícolas dividido pelo total de despesas, em porcentagem, deve ser maior que 50% para fazendas em expansão ou cerca de 25% para fazendas mantidas estáveis.
2. Análise de solvência
A proporção dívida/ativo compara a dívida total da fazenda com o total dos ativos da fazenda. Este índice representa a participação do banco no negócio. Quanto maior essa proporção, maior o risco da fazenda.
Um índice alto pode limitar a capacidade de empréstimos. Uma relação dívida/ativo de até 30% parece ideal para fazendas estabelecidas, enquanto a maioria das instituições financeiras prefere uma relação abaixo de 60% para fazendas em processo de expansão.
3. Análise de lucratividade
Para sobreviver a tempos difíceis, uma empresa deve gerar lucro. A lucratividade da fazenda se refere à capacidade de gerar retorno líquido acima das despesas com o uso de seus próprios recursos. A Renda Agrícola Líquida (NFI) das operações é calculada tomando a receita total (receita de caixa bruta) menos as despesas operacionais e depreciação e adicionando ou subtraindo a mudança no estoque, animais de mercado e contas a receber ou a pagar.
A margem de lucro operacional (NFI + juros pagos - despesas operacionais/receita total) e a taxa de retorno sobre ativos (ROA) são medidas nas quais os credores estão colocando mais ênfase. O ROA (NFI + juros pagos - despesas operacionais/ativo total) mede o valor do lucro gerado por Real de ativo. Um plano de negócios que possa mostrar como a fazenda melhora nessas proporções ao longo do tempo mostrará a capacidade da empresa de crescer e ter sucesso.
4. Eficiência financeira
A eficiência financeira mede a eficiência do capital, ou seja, com que intensidade os ativos de uma empresa geram receitas brutas. É calculado pelo índice de giro do ativo, que é a receita total dividida pelo ativo total. Este valor, quando multiplicado pela margem de lucro operacional, é igual ao retorno sobre os ativos agrícolas totais. Fazendas leiteiras bem estabelecidas têm eficiência financeira superior a 35%.
5. Capacidade de reembolso
Embora a capacidade de reembolso não seja considerada uma medida de desempenho financeiro, pode ser um ponto crítico que um empréstimo agrícola precise de reestruturação. A cobertura de dívida por prazo mede a capacidade de reembolso de uma fazenda, ou seja, a capacidade de pagar todos os empréstimos de curto e longo prazo. O índice de cobertura da dívida a prazo deve ser positivo, quanto maior o índice, melhor. Os bancos exigem uma cobertura de dívida a prazo de pelo menos 1,25 para considerar um plano de negócios viável.
Se a pandemia de Covid-19 ensinou algo a todos os envolvidos no setor lácteo, é definitivamente não subestimar o poder de um orçamento. Enfrentamos várias decisões importantes todos os dias, incluindo o impacto nos resultados financeiros. Precisamos usar as finanças como uma ferramenta para impactar nossas decisões diárias no gerenciamento das fazendas leiteiras.
Os gerentes das fazendas precisam ser minuciosos, realistas e capazes de prever mudanças para manter o negócio leiteiro sustentável. Na minha opinião, é assim que as unidades agrícolas modernas devem operar e, paralelamente, devem aumentar a comunicação direta com os demais intermediários do setor, inclusive as indústrias de laticínios.
Fonte: Artigo de Djionis Savva, Supervisor de Bem-Estar Animal do Dodoni Dairy Group, para o Dairy Global, traduzido pela Equipe MilkPoint.