ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo meia cura saborizado com cachaça

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/07/2020

2 MIN DE LEITURA

1
4

Marcela Diogo Piveta Matsushima, Engenheira de Produção, Aluna do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leticia Fleury Viana, Engenheira de Alimentos, Professora Doutora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

O queijo é um dos produtos que faz parte do hábito alimentar de grande parte da população, também é um termo coletivo universal para a classe de produtos lácteos fermentados fabricados em diversas formas, texturas e sabores, produzido via coagulação das proteínas da caseína do leite (DE GOEDE et.al 2015).

Por definição, a cachaça é a denominação típica e exclusiva da essência da cana-de-açúcar brasileira. Produzida no Brasil, ela possui um teor de álcool entre 38-48% (v/v), a 20°C, obtido por destilação do mosto fermentado de caldo de cana (BRASIL, 2005).

O queijo é considerado um bom complemento alimentar, é valioso por ter alto teor de gordura, proteína, cálcio entre outros. Ambos produtos, tanto a cachaça como o queijo, são apreciados pelos brasileiros e bastantes agradáveis ao paladar dos consumidores e normalmente consumidos separadamente. A junção dos dois pode vir a ser uma combinação perfeita,

Como a crescente demanda das exigências dos consumidores e com os avanços em processos tecnológicos alimentícios, o consumidor assume cada vez mais o protagonismo no mercado de lácteos, assim, o desenvolvimento de novos produtos logo vem sendo considerado como um meio importante para a criação e sustentação da competitividade.

Por isso, para muitas indústrias, a realização de esforços na área de desenvolvimento de novos produtos é um fator estratégico e necessário para continuar atuando no mercado. A implementação de novos produtos e o aprimoramento de produtos já fabricados sustenta a expectativa das empresas  de aumentarem suas participações de mercado e melhorar sua lucratividade e rentabilidade, pois assim estas conseguem manter uma vantagem diferenciada no mercado consumidor (POTER, 1991).

Pensando nessa estratégia, a escolha pela junção de queijo com cachaça promove o desenvolvimento de um produto diferenciado e pode ser uma estratégia de marketing e atração aos clientes mais exigentes e apreciadores de tais produtos.

A saborização do queijo com cachaça pode ser realizada com o processo de imersão do mesmo na cachaça por um período de 12 a 24 horas, intercalando os lados, assim cria-se uma saborização completa do queijo.

O processo de salga desse queijo em específico deve ser realizado na fabricação e inserido na massa, pois se realizado no processo de salmoura com a cachaça, o sal não é dissolvido. Isso acontece porque o álcool é solúvel em água, pois a hidroxila do álcool forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Desse modo, algumas moléculas de água, que antes estavam interagindo com o sal, passam a interagir com as moléculas do álcool (SILVA, 2017).

Referências

BRASIL. Regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para aguardente de cana e para cachaça (2005).

DE GOEDE, J.; GELEIJNSE, J.M;  DING, E.L.; SOEDAMAH-MUTHU, S.S.; 2015. Effect of cheese consumption on blood lipids: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Nutr. Rev. 73, 259–275.

PORTER, M. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e concorrência, 8 ed. Rio de Janeiro: Campos, 1991.364p

SILVA JUNIOR, José Ribeiro da. Produção potencial de etanol de variedades de cana-de-açúcar sob adubação nitrogenada. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JANICE DA COSTA MIRI

JATAÍ - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 10/07/2020

Parabéns Marcela...Muito interessante seu artigo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures