carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Silo superfície: opção para pequenos e grandes produtores

Por Thiago Fernandes Bernardes
postado em 24/03/2016

7 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As fazendas zootécnicas podem estocar silagem de várias formas, utilizando os silos horizontais (trincheira ou superfície), silo tubular horizontal (popularmente chamado de Bolsa) e o silo-fardo revestido por filme plástico (popularmente chamado de Bola).

Os fatores que envolvem a preferência por determinado tipo estão relacionados com as questões econômicas, com a flexibilidade de uso, pelas perdas que são geradas, segurança e conveniência (este último fator se refere a silos que já se encontram na propriedade).

Todas as estruturas de estocagem possuem vantagens e desvantagens, ou seja, não há uma opção perfeita, mas sim há aquela que mais se adéqua às características de determinada propriedade.

O silo superfície consiste em um amontoado de forragem picada, o qual é compactado sobre o terreno sem a presença de paredes. Abaixo seguem os aspectos positivos e negativos desse tipo de estrutura, as quais são:

Aspectos positivos:

- Elevadas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento. Esta característica traz vantagens do ponto de vista de velocidade com que as tarefas ocorrem e é muito apreciada por fazendas de grande escala;

- Manejo relativamente simples, pois não critérios que envolvam o treinamento da mão-de-obra, como ocorre com a confecção das bolsas, por exemplo;

- Baixo custo;

- Permite flexibilidade quanto ao seu local de confecção;

- Permite a conservação de diferentes talhões ou culturas de forma separada;

- Permite flexibilidade quanto a quantidade de silagem a ser estocada.

Aspectos negativos:

-Por não ter presença de paredes nas laterais há um cuidado especial com a relação largura:altura do silo, pois silos muito altos não permitem que o trator caminhe no sentido transversal. Desse modo, recomenda-se que para cada 1 m de altura o silo tenha 5 m de base (veja a figura abaixo);



- Pode apresentar maiores perdas quando comparado ao trincheira, principalmente quando a relação citada acima não é obedecida;

- Possui maior dependência de lona (ataque de animais; intempéries climáticas);

- Grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico, o que pode potencializar as perdas por deterioração.

Concurso Taça Brasil de Silagem de Milho

Devido ao sucesso alcançado com o Concurso Taça Brasil de Silagem de Milho lançado no ano passado, o MilkPoint, em parceria com o laboratório 3rLab, realizará mais uma edição do concurso neste ano objetivando identificar e homenagear os produtores das melhores silagens de milho do Brasil.

Vale a pena lembrar que as 20 melhores silagens ganharão destaque sendo expostas no Interleite Brasil que ocorrerá nos dias 03 e 04 de agosto em Uberlândia/MG. Além de ganhar cortesia para o evento, o ganhador terá uma matéria exclusiva na revista Leite Integral e no portal MilkPoint. Fique atento, acompanhe as novidades e participe! Não perca a oportunidade de mostrar que sua silagem está entre as melhores do Brasil!

Quer saber como participar? Acesse o hotsite do concurso, entenda as etapas e não perca essa chance.


Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Miguel Constance Martins

Alto Alegre dos Parecis - Rondônia - Produção de leite (de vaca)
postado em 25/03/2016

Prezados Senhores,
Vos parabenizo pela publicação deste que, para mim, vem em boa hora.

Muito Obrigado!

Luiz Bomfim Tavares

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 25/03/2016

Thiago,

Fazemos anualmente em torno de 1.200 toneladas de silagem e grande parte são armazenadas nos silos de superfície nas áreas de plantio. O nosso maior problema é com as LONAS (durabilidade). São vários silos de 48 metros de comprimento, 5,5 mts de largura e 1,5 mts de altura. Usamos 01 trator compactando desde a primeira carreta. Usamos lonas de 200 micras, rolo de 8x50metros. Vcs já fizeram experiência com a lona fabricada pela Silostop?. Nos ainda não usamos, dizem ser a melhor. Gostariamos da sua opinião de como podemos melhorar.

joão nehring

OUTRA - OUTRO - APOSENTADO DE EMPRESA DE ELETRICIDADE,(CENTRAIS EL
postado em 25/03/2016

tenho algumas cabeça de gado,gostaria de saber como consigo fazer,silo e qual material posso usar p/executar o silo,e li um comentario sobre inoculante osil-all 4x4,e onde encontro o produto p/ comprar, e como consigo armazenar o silo em embalagem de plastico, como executalo,agardo resposta,obrigado.

jorge alberto cavalcanti de liveira

Maceio - Alagoas - Pesquisa/ensino
postado em 26/03/2016

Por que não se fala do silo Sincho para pequenos produtores, foi inviabilizado?

jorge alberto cavalcanti de liveira

Maceio - Alagoas - Pesquisa/ensino
postado em 26/03/2016

Silo sincho >silo cincho

Thiago Fernandes Bernardes

Lavras - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 28/03/2016

Caro Luiz,

A qualidade das lonas produzidas aqui no Brasil ainda deixam a desejar na sua maioria. Algumas empresas não tratam o plástico com aditivo anti-UV e então o material se degrada sob o sol. Outro problema que elas também não possuem barreira ao oxigênio, característica necessária para estocar um alimento.
A lona que você mencionou foi estudada por nós aqui na UFLA e demonstrou excelentes resultados quando comparada com o plástico convencional. O custo é mais elevado, mas as perdas que deixam de ser geradas pagam o investimento. Além da redução de custo da mão-de-obra relacionada com o descarte de silagem que ela evita.

Att,

Thiago Bernardes

carlos dario araujo portela

Teresina - Piauí - agropecuarista
postado em 29/03/2016

A lona deixa  a desejar PROFESSOR e se o clima aí é meio manso agora imagina o comportamento  para o clima do nordeste!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2016 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade