ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater/RS: condições climáticas favoráveis ao bem-estar do rebanho leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2022

1 MIN DE LEITURA

0
1

As condições do tempo foram benéficas para o bem-estar dos rebanhos leiteiros, e há boa disponibilidade de pastagens, embora algumas propriedades disponham apenas de forrageiras em fase final de ciclo, que compromete parcialmente o valor nutricional da dieta, havendo necessidade de complementação com o uso de silagens e/ou de rações.

No geral, as condições sanitárias dos rebanhos permanecem boas mediante a utilização de práticas de controle de parasitas, da aplicação de vacinas e do manejo.

As informações coletadas pela Emater/RS mostram queda no preço do litro do leite pago ao produtor, e custo de produção ampliado, puxado pelo preço da soja, do milho e do trigo, principais insumos da alimentação concentrada.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Aceguá, os produtores que utilizam maior nível tecnológico estão adquirindo novilhas oriundas do Paraná, visando à elevação dos índices de produtividade de leite. Em Dom Pedrito, houve saída de produtores da atividade devido ao grande aumento dos custos de produção e pela falta de correção em relação aos valores pagos pelo litro do leite ao produtor.

Na regional de Ijuí, a produção de leite começa a diminuir com a redução da oferta de forragem verde. Dados de uma cooperativa local revelam redução de 4% no volume de leite coletado em relação à semana anterior (19 a 25/09), principalmente nas propriedades que utilizam sistema de produção à base de pasto. Nos sistemas de produção confinados, a produção segue estável.

Na de Passo Fundo, os rebanhos que apresentam boas condições sanitárias e escore corporal estão mantendo os níveis de produção de leite, mesmo com a redução da qualidade das pastagens de inverno. Os produtores têm utilizado de alimentos conservados e concentrados para fazer os ajustes nas dietas, visando atender às necessidades dos rebanhos.

As informações são do Emater-RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures