ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Assistência técnica ajuda produtor de leite a ter melhores resultados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/02/2023

3 MIN DE LEITURA

0
2

“Depois de todo esse conhecimento e de aprender o manejo correto, quero continuar na atividade leiteira”. Esse foi o depoimento do produtor de leite Leandro de Oliveira Santos, de Campina Verde, no Triângulo Mineiro. A motivação com o trabalho na propriedade dos pais veio com a assistência do Projeto FIP Paisagens Rurais, executado pelo Sistema Faemg Senar e entidades parceiras.

Em janeiro de 2021, Leandro saiu de um emprego fixo na usina e foi se dedicar à pecuária de leite, no Sítio Colorado, localizado no Assentamento PA Campo Belo, em Campina Verde. “Meus pais já tinham esta propriedade e eu resolvi arriscar. Foi muito difícil no início. Eu não tinha experiência com o gado, enfrentei o período de seca sem nenhum preparo, não tinha pastagem e gastava muito com concentrado. Já estava pensando em desistir. Então, os meus vizinhos me contaram sobre o Senar. Fiz um primeiro curso sobre palma forrageira e, quando soube da assistência, me inscrevi para participar”, explicou.

A chegada do técnico de campo do FIP Paisagens Rurais Itagiba Pimenta Amaral, em novembro de 2021, trouxe uma nova perspectiva para a propriedade de 24 hectares. “Quando iniciamos a assistência, o produtor possuía 13 hectares de pastagem, mas 12 ha estavam degradados. Hoje, já conseguimos reformar 7 ha, incluindo 1 ha com plantio de capiaçu e 4 ha no pastejo rotacionado. Também fizemos o cercamento para preservar a Área de Preservação Permanente no local”, revela Itagiba.
 

Aumento na produção

Com as orientações do técnico de campo, incluindo melhorias no manejo nutricional, os resultados também apareceram na produção e na qualidade do leite. O pecuarista Leandro Santos conta que, antes da assistência, a média era de 50 litros de leite por dia, com 9 vacas em lactação. Hoje, com um número menor de animais em lactação, um total de 7 vacas, a produção dobrou, atingindo a média de 110 litros por dia. “A meta é alcançar 150 litros por dia com a quantidade de animais que temos aqui”, destaca Leandro. Atualmente, a propriedade possui 15 vacas, 1 touro e 14 bezerros.

O aumento da produção impactou na renda bruta da propriedade. Os indicadores do primeiro ano de assistência apontaram um crescimento de 44% na renda bruta da atividade leiteira. “A vida está mudando, melhorou bastante. Agora tenho pastagem sobrando, consegui aumentar o gado, melhorei a produção de leite e estamos com um projeto de reformar mais uma área de 5 hectares”, comemorou Leandro.

O técnico de campo Itagiba Amaral avaliou que o comprometimento do produtor tem feito a diferença para o sucesso da assistência. “Ele tem se dedicado bastante e seguiu as orientações do nosso planejamento, que apresentaram bons resultados para a propriedade”, finalizou.

Além da assistência, Leandro também participou de oito cursos do Sistema Faemg Senar neste período, incluindo o Cria e Recria de Bezerros e Qualidade do Leite. E já tem planos para se inscrever no treinamento sobre inseminação. “Quero agradecer ao Senar. Se a pessoa der valor e realmente seguir as instruções, o resultado vem, com certeza. Valeu muito participar do projeto”, concluiu Leandro.
 

FIP Paisagens Rurais

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que o Projeto FIP Paisagens Rurais oferece assistência técnica e gerencial gratuita e orientações para a recuperação e conservação da vegetação de APP’s e Reserva Legal e para a adoção de práticas de agricultura de baixo carbono para melhoria e incremento de sustentabilidade nas pastagens das propriedades. Em Minas Gerais, o projeto já recuperou mais de 26 mil hectares de pastagem e 6 mil hectares de conservação e restauração ambiental.

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

As informações são da FAEMG, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures