ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que esperar do mercado lácteo no fim de 2021?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
5

Os últimos 60 dias, pelo menos, não tem sido fáceis para aqueles que acompanham o mercado lácteo brasileiro. O cabo de guerra entre indústria e varejo pelos preços dos derivados não tem sido vantajoso para os laticínios, que conviveram com consecutivas quedas nos preços praticados nas vendas aos varejistas nestes últimos períodos (no UHT, foram 8 semanas seguidas de menores preços, na muçarela, 12).

O movimento foi repassado nas negociações por matéria-prima, e o produtor recebeu menos em outubro pelo leite entregue em setembro (cerca de R$ 0,05/litro), assim como vem acontecendo em novembro, pelo leite entregue em outubro (as prévias indicam queda de mais R$ 0,15/litro). No mercado spot, a história não foi diferente, e o preço do produto despencou.

Naturalmente, este não é o cenário esperado pelos amantes da cadeia láctea. Diante de custos de produção do leite tão elevados no campo, a lamentação é ainda maior. Neste momento, entretanto, a única ação possível é pensar no futuro: há luz no fim do túnel?

Ainda que a situação não seja fácil, existem alguns sinais que podem tornar o momento menos ruim:

  • Inflação nominal acumulada em 12 meses é bem menor do que já foi: o preço do UHT em janeiro, se comparado ao de janeiro de 2020, era 30% superior. O preço de outubro, se comparado a outubro do ano passado, é “apenas” 4% maior. No caso da muçarela, em janeiro a discrepância contra o ano anterior era de 34%. Em outubro, 3,5%. Menor inflação tende ser incentivadora de consumo na ponta;
  • O varejo começou a “virar” o sinal de repasse ao consumidor: desde a 3ª semana de maio, os preços do UHT, em comparação a 4 semanas anteriores, eram maiores. Na 4ª semana de outubro, esta comparação mostrou preços 1,5% menores (em relação a 4 semanas antes). Varejo praticando preços menores deve estimular “encontro” de preço de equilíbrio para que consumo volte a acontecer;
  • Oferta apertada: apesar da sazonalidade indicar maior produção neste último trimestre, o aperto na rentabilidade deve fazer com que a produção venha aquém do esperado. Além disso, o cenário externo indica momento propício para exportações e difícil para importações.

Caso estes sinais se confirmem, a tendência é que tenhamos menos incentivos a quedas nos preços a partir de dezembro. Nas negociações mais recentes entre indústria e varejo, ao menos para o UHT, já existiram relatos mais otimistas.

Resta saber se o retrato atual não nos surpreenderá com grandes alterações...

Produtor, se quiser se manter informado sobre as últimas novidades do mercado lácteo, em tempo real, você precisa conhecer o Milk Monitor. O Milk Monitor, é um aplicativo desenvolvido para que os produtores de leite tenham acesso às informações de mercado em tempo real. Conheça agora: 

Grupo WhatsApp | Instagram | Site Milk Monitor

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures