ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nuu alimentos recebe aporte de R$ 20 milhões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Fundada e comandada pela mineira Rafaela Gontijo, que esteve presente na edição de 2022 do Dairy Vision, a “foodtech” Nuu acaba de levantar sua primeira rodada com investidores institucionais.

O aporte de R$ 20 milhões foi liderado pelo americano EcoEnterprises Fund, referência em investimento de impacto. “O fundo era o primeiro da nossa lista, pela experiência de 20 anos em impacto, e por ser liderado também por mulher”, conta a fundadora, que estruturou um comando executivo feminino na Nuu. A “foodtech” trouxe Maíra Rabelo, ex-Vtex e Zé Delivery, como chefe de expansão, e Julia Dabés é chefe de operações. Na Eco, a CEO é Tammy Newmark.

Nesta rodada, também entram na composição acionária da Nuu a CamelFarm, dos fundadores da Zee.Dog, a MadFish, do tenista Bruno Soares, o americano Newlin, o Bioma Food Hub e os grupos de anjos GV Angels e Gávea Angels. A companhia também tem investidores pessoa física, como Rodolfo Chung, o ex-CEO do Zé Delivery e hoje na LTS Investimentos, e Marcelo Abritta, cofundador e CEO da Buser.

A Nuu nasceu na cozinha da casa de Rafaela, no Rio, onde fazia pão de queijo com o leite e o queijo trazidos da fazenda dos pais no interior de Minas. O produto, batizado com a típica interjeição mineira, era vendido em feiras gastronômicas e pequenos eventos.

Hoje, com fábrica própria, a capacidade de produção é de 25 toneladas por mês, de mais itens originados da mandioca. Além do pão de queijo tradicional, colorido, e pizzas com massa de pão de queijo, a Nuu fabrica bastões e dadinhos de tapioca - estes em parceria com o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó.

A marca está hoje em 1,35 mil pontos de venda nas regiões Sudeste e Sul. A proposta, com a captação, é chegar a 6 mil PDVs em dois anos, acelerar o desenvolvimento de produtos e investir em marketing - multiplicando a companhia por oito no período.

A captação permite à Nuu manter a velocidade de crescimento e explorar o que a fundadora chama de oceano azul congelado - e a Nuu se lançou ao mercado justamente no “inverno” do venture capital.

A previsão era de um processo de quatro meses, mas acabou sendo mais longo. O que era um contratempo acabou viabilizando à Nuu mostrar resultado positivo aos potenciais investidores. No segundo semestre do ano passado, a companhia teve seu primeiro Ebitda positivo. No ano, a receita aumentou 107%. “Decidimos há um ano fazer a rodada, foi um dos meus maiores desafios, é um processo complexo, trabalhoso... e olha que sou mãe de gêmeos”, diz Rafaela. “Como levou mais tempo do que imaginávamos, precisamos olhar mais para o fluxo de caixa e mesmo assim entregamos números consideráveis de crescimento, o que ajudou na validação com os fundos.”

A companhia prefere o termo regenerativo em vez de “plant based” para definir seu negócio. Com certificação B-corp e selo da ONU, a Nuu tem 80% dos insumos fornecidos por produtores de um raio de 40 km da fábrica, em Patos de Minas. A exceção é a mandioca, que vem do Paraná e deve começar a vir do Norte.

A fábrica foi construída com o time de arquitetura alinhado ao time de economia circular, o que inclui desde tratamento de efluentes a telha termoacústica. Com investidores americanos, Gontijo diz que a chegada da Nuu aos EUA seria um passo natural. Uma referência americana para a Nuu é a Caulipower, que fatura mais de meio bilhão tendo a couve-flor como insumo para massas.

A Nuu vai continuar expandindo portfólio, mas a base continuará sendo a mandioca. “Olhamos para todas as possibilidade de a mandioca substituir o trigo”, diz.
 

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures