ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nata da Semana: os conteúdos mais importantes para você se atualizar (10/12)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

 

E aí, turma! Ansiosos pela Nata da Semana, né? Relaxem, ela chegou com as principais pautas do setor leiteiro que aconteceram nos últimos dias. Se acomode, pegue seu cafezinho com leite e vamos nessa! #goMilk

 

Vamos começar tirando o band-aid de uma vez? O assunto é custos de produção!

O aumento dos custos e a consequente queda nas margens de rentabilidade do agricultor familiar foi o tema principal do balanço anual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), que aconteceu na quinta-feira (02/12).

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, observa que, no leite, a situação é particularmente crítica, pois a base de cálculo para o preço de referência a ser pago ao produtor parte de uma base de custos completamente defasada.

Sabendo do descontentamento de diversos agentes do setor produtivo, o Conseleite/RS iniciou a revisão dos custos! O preço de referência do leite a ser pago ao produtor continua sendo calculado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mas não voltará a ser divulgado até que sejam corrigidos os problemas de metodologia e calendário.

 

 

Dos custos para o consumo: não está fácil para ninguém!

Todos os elos da cadeia — produtores, indústrias, varejo e consumidores — enfrentam uma crise sem precedentes, segundo o setor, com queda na produção, nos valores recebidos e no consumo. Segundo o IBGE, no campo houve uma forte queda na captação de leite no terceiro trimestre de 2021.

Já no elo industrial, os  laticínios devem deixar de vender até 500 milhões de litros de leite em 2021, o que, se confirmado, representa uma queda de cerca de 7% em relação aos 7 bilhões de litros comercializados no ano passado, segundo Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV). Um dos principais motivos discutidos é a queda significativa do poder de compra dos brasileiros devido à situação delicada da economia do país. Uma tempestade perfeita para o mercado.

É, o momento desafiador na cadeia do leite está generalizado! A crise no setor foi debatida em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (09/12).

Porém, nesta tempestade pode ser que haja raios de sol em relação ao consumo de lácteos. Em novembro de 2021, o Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil, contando com um incremento de cerca de R$211,00. Na prática, devemos esperar que haja um aumento de consumo de lácteos a partir do Auxílio Brasil, porém a dúvida é saber o tamanho e por quanto tempo ele se sustentará. Alguém se arrisca a palpitar?

Outro assunto de mercado que também nunca sai de cena: as importações! A balança comercial apontou um recuo nas importações brasileiras em novembro e o Rabobank também abordou o assunto, bem como elaborou um resumo do mercado de lácteos no Brasil e no mundo no 4T. Outro que tratou do mercado internacional do leite foi o leilão GDT, que apontou que preços internacionais dos lácteos seguem aumentando

 

 

Ao olhar para o mundo, a coisa muda de figura...

Mesmo em uma crise global, a pandemia impulsionou o consumo mundial de lácteos. Para o U.S. Dairy Export Council (USDEC) isso é explicado pelos benefícios que lácteos promovem para a saúde humana. Sem dúvidas, a saudabilidade nunca esteve tão no radar dos consumidores ao redor do mundo.

Aproveitando que a pauta é saudabilidade, os concorrentes vegetais alternativos aos lácteos apostam neste aspecto como um dos argumentos de venda. Então, será que a penetração do plant-based afetará o mercado do leite? Bom, essa é uma boa e pertinente discussão para todos os agentes do setor! O Dairy Vision 2021 trouxe uma palestra exclusiva sobre o assunto, bora conferir?

 

 

De graça injeção até na testa? Nada disso, temos um plano melhor!

A equipe responsável pelo MilkPoint Mercado e pelo Milk Monitor está te convidando para uma palestra exclusiva gratuita com o Valter Galan sobre as perspectivas do mercado lácteo brasileiro em 2022 para você ficar fera no assunto. Estaremos ao vivo no Youtube no dia 16/12, as 19h. Para participar, basta responder um questionário! Vamos nessa?

Mas, cá para nós... não adianta ser fera nas perspectivas do mercado do leite, sem ser fera na sua própria propriedade, correto? O MilkPoint para não perder o costume também pensou nisso! Vem aí o Feras da Rentabilidade, e o melhor: vamos construir esse evento juntos! Bora lá?

Inclusive, temos outro convite para vocês! Iniciamos os trabalhos do Top 100 2022 e a participação de todos vocês é mega importante! Se você conhece algum grande produtor – ou se você mesmo é esse produtor – que cresceu muito e ainda não está na nossa listagem e produz acima de 11 mil litros de leite dia, indique para nós! 

 

Outros destaques da semana:

 

Quer ficar ainda mais por dentro do setor?
Participe do nosso grupo no Telegram: https://t.me/milkpointexperts
Siga-nos no canal do Youtube: https://bit.ly/2YegKsw
Ou acompanhe o Google Notícias: https://bit.ly/3gWQhWP

Gostaria de enviar textos ou sugestões de temas para nós? Encaminhe para contato@milkpoint.com.br ou deixe nos comentários

Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures