Megatendências globais, como urbanização e o crescimento populacional estão aumentando a necessidade de embalagens. Food-on- the-go e e-commerce estão aqui para ficar. Mais distante, os consumidores exigem sustentabilidade e segurança da embalagem de suas marcas favoritas. A embalagem é necessário para aplicações de consumo e industriais, para proteger, comercializar e distribuir uma vasta gama de produtos.
Momento do comércio eletrônico impulsionando o crescimento de embalagens
A embalagem de comércio eletrônico se tornou mais importante dentro a indústria à medida que as compras online crescem rapidamente. As embalagens rígidas, como embalagens de papelão ondulado, devem dominar o setor com sua estrutura estável e sustentável de qualidade.
O provedor de embalagens de papelão ondulado DS Smith espera para ver mudanças significativas em todo o espectro de embalagens, seja para e-commerce, FMCG ou materiais de ponto de venda. O foco na sustentabilidade e substituição de plástico é cada vez mais na vanguarda da estratégia de embalagens para marcas líderes.
Aumento de materiais alternativos
Alternativas de bioplástico agora estão disponíveis para quase todos material plástico convencional e aplicação correspondente. Os bioplásticos têm as mesmas propriedades dos plásticos convencionais e oferecem vantagens adicionais, como um carbono reduzido pegada ou opções adicionais de gestão de resíduos, como compostagem.
O aumento do uso de bioplásticos em todos os segmentos de mercado é impulsionado pelo aumento contínuo da demanda por produtos sustentáveis pelos consumidores e marcas, devido a uma crescente consciência do impacto sobre o meio ambiente.
Tendências da indústria e motores de crescimento
Os bioplásticos também continuam a ver inovações para melhorar os materiais existentes. Por exemplo, recentemente o foco tem mudou para o desenvolvimento de PEF (furanoato de polietileno), um novo polímero que deve entrar no mercado em 2023.
O PEF é comparável ao PET (tereftalato de polietileno), mas é 100% biológico. Além disso, apresenta barreira adicional e propriedades térmicas, tornando-o um material ideal para embalagens de bebidas, alimentos e produtos não alimentícios. Consequentemente, o PEF eventualmente, terá o potencial de substituir participações crescentes de PET.
Foco Legislativo na redução, reutilização, reciclagem e recuperação
Atualmente, há um grande debate sobre as melhores maneiras de combinar redução, reutilização, reciclagem e recuperação de embalagens. Em março de 2020, a Comissão Europeia adotou um novo Plano de Ação da Economia Circular — um dos principais blocos do European Green Deal, a nova agenda da Europa para a sustentabilidade crescimento.
Espera-se que pelo menos 1 trilhão de euros seja gasto nos próximos década, com a maior parcela, EUR 503 bilhões, vindo de orçamento da UE, enquanto outros 114 bilhões de euros governos. Os próximos 279 bilhões de euros viriam principalmente de setor privado — a ideia é que as empresas ficassem encorajados a fazer investimentos verdes de risco por empréstimo garantias do Banco Europeu de Investimento.
Pressão social pelo Embalagem Zero
Em todo o mundo, sacolas plásticas estão sendo proibidas ou sendo cobradas sua utilização. As campanhas do consumidor estão pressionando os varejistas na redução de embalagens. Enquanto isso, o e-commerce está criando embalagens para trânsito mais visível nas casas das pessoas e sensibilizando-as para conceitos como vazios nas caixas.
Planejamento para 2030: reiniciar as embalagens
- A próxima década dará início a uma era de consumo consciente, em vez de conspícuo. Enquanto a competição para desenvolver e comercializar tecnologias de embalagem responsável chegará a um nível febril, abordagens responsáveis, colaboração, e o compartilhamento da propriedade intelectual para o bem maior reinar;
- As empresas que "vencerão" nos próximos 10 anos serão aquelas que impulsionarão esta nova era de consumo consciente. Os consumidores de amanhã buscarão ativamente embalagens ambientalmente responsáveis e recompensarão agressivamente as marcas que os ajudam a entender o que é realmente melhor, em vez do que é "menos ruim";
- Marcas, fabricantes de embalagens e varejistas de sucesso serão aqueles que desenvolvem, comercializam e colocam em uso embalagem ambientalmente responsável com base na ciência e em fatos, em vez de ficção e medo da mídia social.
Como as tendências atuais impactam na indústria de embalagens
A pandemia levou a uma mudança na inclinação dos consumidores em procurar novos canais para fazer compras, demonstrado por fortes acelerações em remessas de e-commerce e serviços de entrega remota. Globalmente, os consumidores estão aumentando seus gastos em lojas online.
Nos Estados Unidos, espera-se que os consumidores aumentem seus gastos em 2 vezes em produtos on-line mercearias. A China também observou um aumento de 200% na venda de alimentos frescos por meio de canais online em um período de 10 dias em Janeiro de 2020 em comparação com 2019, as vendas de carnes e vegetais registraram um aumento de mais de 400% em vendas na web.
Espera-se forte pressão dos consumidores em relação aos padrões de higiene e segurança. Além disso, os consumidores são tornando-se mais sensível ao preço. Isso levará a uma grande mudança no sentido de alcançar escalas para sobreviver no competitivo mercado.
Visão geral do mercado