Para além das importações, a principal variável que direcionou o mercado de lácteos para preços mais baixos ao longo de 2023 foi o consumo. Durante boa parte do ano, os produtos lácteos carregaram uma pressão inflacionária na ponta que vinha desde 2022, reduzindo o ímpeto do consumidor final nas compras.
No 2º semestre, houve uma desaceleração nestas altas de preços, que até foi capaz de aumentar o consumo de alguns derivados. Mas, com produtos relevantes para a cesta, como o caso do UHT, ainda patinando, o ano terminou com demanda ainda retraída.
Para 2024, alguns fatores elevam o otimismo quanto ao comportamento do consumidor: os preços mais baixos dos derivados lácteos; a menor incerteza política e econômica para o país; consequente menor inflação geral e provável redução nas taxas de juros; menor desemprego.
E, para clarear eventuais dúvidas sobre o cenário mais provável em relação ao consumo de lácteos, teremos na 16ª edição do Fórum MilkPoint Mercado, a participação de Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech Brasil, com a apresentação “Como começa o consumo de lácteos em 2024?”.
O nosso evento acontecerá no dia 20/03, em Campinas ou onde você estiver, online. Aproveite o mês de janeiro para garantir o seu ingresso com condições especiais de primeiro lote!