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Você está preparado para as mudanças?

EDUCAPOINT

EM 22/07/2022

4 MIN DE LEITURA

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Estamos em constante mudança, tanto nós, como o mundo, quer queiramos ou não. Os acontecimentos recentes mostraram que muitas coisas são externas a nós e são imprevisíveis, como por exemplo, a pandemia de coronavírus ou a guerra na Ucrânia. Já outras são previsíveis, mas podem ser desconfortáveis a princípio, como o questionamento por parte de uma parcela da sociedade sobre a salubridade dos produtos de origem animal, bem como seus impactos ambientais.

Todas as empresas, urbanas ou rurais, precisam estar preparadas para mudanças, assim como os prestadores de serviço que também estão inseridos neste contexto e precisam, igualmente, preparar-se para elas.

Talvez ainda mais importante que olhar para os resultados que a mudança pode trazer para a empresa, seja se atentar ao efeito que ela tem sobre os indivíduos dentro da organização. Muitas vezes, é dada muita atenção aos “comos” e “porquês”, esquecendo-se de que existem pessoas no centro dessa mudança. O foco acaba sendo maior nos resultados da mudança e não nos impactos causados nas pessoas da empresa.

Leia mais: Em um mundo em constante mudanças, como liderar no agro?

Influências da mudança

As causas da mudança podem ser divididas em duas categorias: internas e externas.

Nenhuma organização é isolada, fatores externos influenciam e interagem continuamente com sua existência, embora elas, por sua vez, possam ter pouca capacidade de influenciar fatores externos, como política, cultura, economia, mudanças sociais ou tecnologia. Portanto, se a mudança for resultado de um fator externo, devemos aceitá-la e modificar quaisquer processos ou fatores internos que sejam afetados pela influência externa.

Quanto aos fatores internos, eles são numerosos, pois quase tudo pode influenciar a mudança dentro de uma organização. Algumas das mais óbvias são funcionários, políticas, estrutura organizacional, gerencial e financeira. As causas internas da mudança são aquelas sobre as quais temos mais controle, o que nos permite organizar a mudança usando educação, comunicação, treinamento e suporte. Essas ferramentas ajudarão a mitigar quaisquer resultados negativos que possam ocorrer como resultado da mudança.



Reações comuns à mudança


Quais são algumas das reações possíveis e comuns que precisamos estar cientes e observar durante um processo de mudança?

  • Negação: quando uma mudança é anunciada, algumas pessoas podem achar que ela não é necessária. Podem ficar relutantes em ouvir ou negar quaisquer fatos ou informações apresentadas para apoiar a transformação;
  • Resistência: com qualquer mudança sempre haverá quem resista. A resistência é muito comum e decorre do medo do desconhecido. Não saber os impactos reais da mudança pode ser assustador para quem está passando por ela;
  • Raiva: quando a mudança ocorre e a norma é desenraizada, as pessoas podem sentir raiva, atacar e serem não cooperativas durante esse período. Nós, seres humanos, somos criaturas de hábitos e, quando interrompidos, pode gerar raiva;
  • Indiferença: as pessoas podem simplesmente não se importar, ou podem sentir que a mudança não afetará suas rotinas ou trabalho. É um ponto de atenção e cuidado, pois a mudança pode ter exatamente essa intenção. Se o indivíduo é indiferente sobre a mudança, ele pode ter dificuldade de entendimento e aceitação;
  • Aceitação: as mudanças geralmente ocorrem para melhorar e influenciar positivamente os envolvidos. De qualquer forma, a aceitação pode não acontecer imediatamente, mas provavelmente ocorrerá mais rapidamente do que quando a mudança é percebida como negativa.

Leia mais: Como lidar com mudanças e se manter motivado na atividade leiteira?

Ferramentas para ajudar no processo de mudança

Existem maneiras de minimizar as difuculdades envolvidas em desafios que acompanham os processos de mudança. A preparação para ela é crucial e, embora não seja garantia de sucesso, aumentará suas chances.

Aqui estão algumas ferramentas que podem ajudar a facilitar o processo de mudança e proporcionar as melhores chances de sucesso.

  • Comunicação: mantenha o fluxo de comunicação aberto antes, durante e após a mudança, pois ajustes imediatos podem ser necessários. Isso ajudará com quaisquer imprevistos que ocorram durante o processo de mudança, além do aprendizado, que deve fazer com que mudanças futuras ocorram ainda mais suavemente;
  • Educação: explique a todas as partes sobre os motivos da mudança e quais os resultados esperados. As pessoas querem saber o porquê de uma mudança ser necessária;
  • Treinamento: certifique-se de que todas as partes estejam treinadas e atualizadas com todo e qualquer material necessário para a mudança;
  • Flexibilidade: mesmo com um bom planejamento, nem tudo pode ser previsto. Seja flexível e esteja pronto para modificar ou atualizar o plano atual para levar em conta quaisquer imprevistos;
  • Envolva as partes afetadas: é especialmente importante que as pessoas envolvidas na mudança participem desse processo. Elas podem lançar luz sobre o assunto do ponto de vista de um especialista.


Essas ferramentas podem ajudar em um processo de mudança mais eficaz, envolvendo as pessoas relacionadas a ela, além de evitar reações negativas. A mudança é um processo – não é fácil e pode ser repleto de riscos. Estar o mais preparado possível não garantirá uma transição suave, mas aumentará suas chances.

As informações são de John Whitehead, traduzida e adaptada pela Equipe EducaPoint.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

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