ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição de precisão em bovinos leiteiros: o que você precisa saber

POR JULIANA SANTIN

EDUCAPOINT

EM 11/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
7

Atualizado em 11/11/2022

Nutrição de precisão é um tema que está cada vez mais em alta. Uma das melhores definições do assunto é: “sistema de gerenciamento baseado em informação e tecnologia para identificar, analisar e controlar processos da fazenda para otimizar performance, lucratividade e sustentabilidade” (Meijer, 2010). 

Embora à primeira vista possa-se ter a ideia de que a nutrição de precisão consiste no uso de medidas altamente tecnológicas para melhorar a eficiência alimentar de rebanhos leiteiros, na prática ela pode ser realizada com a introdução de algumas medidas de manejo que podem ser bastante simples, mas que auxiliam técnicos e produtores a obterem melhor eficiência da dieta utilizada na alimentação de rebanhos leiteiros.

Quando pensamos na palavra precisão, o que nos vem à cabeça é um alvo com uma flecha bem em seu centro. Dentro do contexto da nutrição de precisão, a flecha seria a dieta e o círculo no meio as exigências das vacas. Assim, ser bem preciso com a nutrição significa formular uma dieta exatamente com aquilo que o animal necessita, de forma consistente.

Esquema didático para ilustrar a nutrição de precisão em vacas leiteiras

Figura 1: Esquema didático para ilustrar a nutrição de precisão

Uma dieta precisa é muito importante, pois em um sistema de produção de leite como um todo, a alimentação tem um papel central, já que a produção depende diretamente de como esse animal se alimenta. Além disso, o custo da alimentação é o maior dentro desse sistema.

Nesse contexto, a eficiência do negócio é baseada, de forma simplificada, no resultado entre a receita que entra com o leite sobre o gasto que se tem com alimentação.

Na relação leite/alimentos, o preço do leite, ou seja, a receita que será gerada com a venda  é uma variável que não está nas mãos do produtor. Já a parte de alimentação dessa equação, pode ser dividida também em duas partes:

  • Porteira para fora: insumos (uma parte que o produtor não tem controle sobre os preços);
  • Porteira para dentro: variáveis que acontecem dentro da fazenda. Lembrando que gasto com comida não significa somente o alimento que o animal está consumindo, mas sim, todo aquele que desaparece dentro da propriedade, seja ele usado para produzir leite, seja excretado ou desperdiçado.

Nessas variáveis da porteira para dentro o produtor tem controle e é exatamente onde é possível atuar para melhorar a eficiência na produção de leite.

Aqui, vale uma reflexão sobre uma frase muito perigosa para qualquer negócio que é: “nós sempre fizemos as coisas dessa forma”. Isso porque, sempre que um negócio se acomoda, sem desafiar o que vem sendo feito, não há como avançar. A nutrição de precisão exige que se desafie a forma como as coisas vêm sendo feitas dentro da fazenda.

Como acertar o “alvo”

A ilustração do alvo do início do artigo, embora didática, é bastante simplista. Muitas coisas podem atrapalhar esse processo. O processo de alimentação dentro da fazenda envolve as seguintes etapas:

  •  Coleta de dados sobre a composição dos alimentos;
  • Coleta de dados de exigência do animal;
  • Colocação desses dados dentro de um modelo nutricional feito por um software no computador;
  • Geração de uma planilha com a dieta que é impressa e levada a campo;
  • Preparo da dieta pela equipe da fazenda;
  • Fornecimento da dieta ao animal (que pode consumir ou não).

Todas essas etapas precisam ser feitas com cuidado, pois podem ser fontes de desperdício, atrapalhando a relação entre dieta e exigência.

Fonte:

Curso: Nutrição de precisão aplicada.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures