ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marmoreio: faz diferença no sabor da carne?

EDUCAPOINT

EM 25/01/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0
O marmoreio é a gordura intramuscular visível (saudável) que se acumula dentro do músculo e entre os feixes de fibras musculares. Visualmente, o marmoreio é uma gordura intramuscular macia (entre as fibras musculares) composta de gorduras poliinsaturadas, monoinsaturadas e saturadas.

Nas temperaturas mais baixas, a gordura marmorizada parece branca e ficará menos visível à medida que a carne chega à temperatura ambiente, com as gorduras insaturadas começando a derreter.

O marmoreio é determinado pela genética e pela nutrição do animal. A presença de marmoreio tem um efeito extremamente positivo sobre a qualidade alimentar da carne, em termos de maciez, suculência/umidade e sabor.

A gordura torna a carne mais macia e mais fácil de mastigar, pois há menos fibras musculares e colágeno por unidade de volume de carne. Isso diminui a quantidade de mastigação necessária, levando a uma quebra mais rápida dos alimentos e maior liberação de sabor.

Um pequeno estudo também descobriu que quando a carne de Wagyu e Angus tinham mais de 10 por cento de gordura intramuscular, o bife tinha uma quantidade maior de compostos voláteis - uma medida da intensidade do sabor.



Como o marmoreio altera o sabor da carne?

Segundo estudo da Universidade do Estado do Colorado, existe uma forte relação entre o nível de marmoreio e as propriedades sensoriais da carne, especialmente o sabor. O trabalho descobriu que a maciez e a presença de um sabor “amanteigado e de gordura na carne” foi responsável por 91% da variação em todas as experiências sensoriais. Por sua vez, 40% da variação da maciez e 71% da variação no sabor desejável foi devido ao nível de marmoreio.

Avaliando as características sensoriais, o estudo concluiu que o consumo dentro da classificação Prime (alta quantidade de marmoreio) tem probabilidade maior que 98% de satisfação. Com quantidades modestas e moderadas de marmoreio, o limiar para muitas marcas premium Choice, a chance de uma boa experiência é de 82-88%. Em contraste, pouco marmoreio teve 62% de probabilidade de uma experiência positiva e um leve marmoreio na carne classificada como Select teve chance de apenas 29% de satisfação.

O sabor resulta da combinação de sabores básicos (doce, azedo, amargo, sal e umami) derivados a partir de compostos solúveis em água e odor derivado de uma miríade de substâncias presentes no produto alimentar desde o início ou derivadas através de várias reações.

Os sabores e aromas associados à carne bovina são geralmente aqueles que se desenvolvem durante o aquecimento. Quando substâncias solúveis em água derivadas de compostos precursores se dissolvem na saliva, elas se ligam às papilas gustativas e estimulam uma resposta percebida no cérebro.

O odor ocorre quando compostos voláteis se ligam a receptores no bulbo olfatório atrás da cavidade nasal e estimulam uma resposta. Tanto o sabor como a liberação de odor dependem da matriz em que estão inseridos, portanto, a textura tem um efeito terciário em ambos, atuando como moduladora.

O sabor da carne, que se desenvolve quando o calor é aplicado, depende das quantidades e proporções de compostos precursores presentes. A carne é composta de água, proteínas, lipídios, carboidratos, minerais e vitaminas. Destas, proteínas, lípidios e carboidratos desempenham papéis primários no desenvolvimento de aromas, porque incluem numerosos compostos que são capazes de se tornarem importantes precursores de sabor quando aquecidos. Os compostos que provocam vários sabores e odores têm diferentes limiares de percepção.

O sabor doce na carne é derivado de açúcares, aminoácidos e ácidos orgânicos. Os sabores azedos são derivados de aminoácidos acoplados a ácidos orgânicos. Sais inorgânicos e sais de sódio de glutamato e aspartato geram salinidade. A amargura é provavelmente devida à hipoxantina, anserina e carnosina, bem como a alguns aminoácidos.

Os lipídios (gordura da carne) são uma fonte de constituintes de sabor, tanto diretamente (não modificado) como indiretamente (produtos de reação). A oxidação de ácidos graxos insaturados normalmente produz uma variedade de compostos voláteis, alguns dos quais dão os odores característicos a tipos específicos de carne.

Dessa forma, fica claro que a quantidade de gordura da carne, bem como o tipo de gordura presente na mesma, coisas que são determinadas pela nutrição do animal, seu manejo e pela sua genética, são fatores determinantes no sabor que essa carne terá após seu preparo para consumo.

Outros fatores que não são inerentes à composição da gordura da carne também afetam o sabor quando há maior marmoreio. Com um teor de gordura mais elevado, aumentará a sensação de doçura percebida, um revestimento bucal oleoso mais alto ficará mais óbvio e a acidez ou o sabor residual ácido e o sabor persistente após engolir a carne diminuirão.

Além disso, ao comer carne com um escore mais alto de marmoreio, uma quantidade mais notável de suculência da carne, formada pela gordura líquida e pela saliva, é produzida, comparada ao comer carnes com baixo teor de marmoreio, o que também altera a percepção de sabor.

Por fim, com uma quebra mais rápida dos alimentos, que ocorre na carne com maior marmoreio devido à menor quantidade de fibras por porção, ocorre uma maior liberação de sabor e uma maior propensão a se obter um pico maior de concentração de sabor.

---

Quer conhecer mais conteúdo sobre a carne? Confira os cursos on-line que a plataforma EducaPoint oferece para a indústria de carne. Aproveite que a assinatura na plataforma garante acesso a TODOS esses cursos (e a todos os demais oferecidos - já são mais de 130 temas!). Saiba como assinar.
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

Fontes consultadas:

Marmoreio é a principal característica sensorial para carne bovina

BEEF MARBLING: EVERYTHING YOU NEED TO KNOW

The chemistry of beef flavour

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures