ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crédito rural: 7 dicas para desenvolver um projeto

EDUCAPOINT

EM 25/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

O crédito rural é um financiamento especificamente voltado a produtores rurais. Apesar de ser uma ferramenta importante para o setor agropecuário, muitos produtores não têm acesso a ela e podem surgir dificuldades na hora de desenvolver um projeto adequado à sua realidade.

Em geral, os produtores rurais contam com os serviços de consultoria para realização do projeto de crédito rural. Assim, se você é um consultor que está precisando ajudar seu cliente, confira aqui algumas dicas que o ajudarão a desenvolver um projeto para seu cliente de forma eficaz:

Dica 1: Conheça as instituições financeiras que oferecem esse serviço 

Ainda que o Banco do Brasil seja a instituição mais importante e que mais empresta recursos de crédito rural do País, ela não é a única. Nesse caso, pesquise sobre outras instituições bancárias e desenvolva uma relação boa com todas. 

Dica 2: Conheça as linhas de crédito disponíveis 

Outro ponto essencial é conhecer as peculiaridades das linhas de crédito disponíveis e saber qual o público cada uma se refere. Isso vai resultar em um projeto mais assertivo e de acordo com as necessidades do produtor. 

Dica 3: Defina o tipo de projeto

Existem dois tipos de projetos possíveis que podem ser elaborados: os de investimento e os de custeio. É preciso entender cada um para definir qual é a melhor opção para o produtor. Você pode entender melhor sobre cada uma das possibilidades no artigo Crédito rural na prática: quais as possibilidades de uso?

Dica 4: Comece pela documentação

Antes de começar a elaboração do projeto faça um levantamento dos documentos que serão necessários tanto pessoais como do imóvel. Efetue uma apuração detalhista dessa documentação e os ajustes caso seja preciso. Assim, evita-se perda de tempo, investimento e que o banco aponte irregularidades.

Dica 5: Faça um bom checklist

Tenha por escrito um bom checklist sobre os documentos que precisa para que não acabe esquecendo de algum. Entregue a lista ao cliente para ajudá-lo a se organizar na hora de levantar os documentos.

Dica 6: Seja criterioso na coleta de informações durante a visita técnica

Amplie seu olhar durante a visita técnica e colete o máximo de informações possível. Evite ter que voltar na propriedade do cliente para buscar alguma informação que esqueceu de coletar na primeira visita, pois isso, além de aumentar seus custos, aumenta o tempo de elaboração do projeto.

Dica 7: Explique ao cliente as condições do projeto de forma detalhada

Explique tudo o que se refere a taxas de juros, prazos do projeto, valores das parcelas, entre outros. Isso pode evitar que ele acabe sendo pego de surpresa por não ter lido informações de rodapé ou por não ter entendido exatamente as condições do projeto.

Com essas dicas e munido de toda a informação necessária para que você possa elaborar um bom projeto de crédito rural passo a passo, com certeza todos se beneficiarão disso. 

Fonte:

 Curso: Crédito rural: como desenvolver projetos segundo critérios do Banco do Brasil

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures