ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade do leite: assunto não sai de moda pelas novidades e relevância

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 23/09/2022

3 MIN DE LEITURA

2
4

Atualizado em 27/10/2023

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou com a presença de Clarice Gebara. Professora da Universidade Federal de Goiás e Presidente da CBQL.

Clarice é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também fez seu mestrado, e se diz apaixonada pelo leite e seus derivados, além de se identificar com a arte de ensinar. “Durante a graduação tive professores muito apaixonados pela área do leite, o que me ajudou a descobrir minha vocação para ensinar. Desde então tenho trabalhado com muitas pesquisas na área de leite e derivados, sempre tentando fazer o melhor possível para levar informação de qualidade para produtores de leite, indústria e todos os profissionais do setor”, contou Clarice.
 

O que é ser mulher no mundo do leite?

Como um dos pontos principais da entrevista, Paulo questionou como é ser mulher no mundo do leite, ressaltando os desafios que permeiam. Clarice descreveu como desafiadora a posição da mulher no agro como um todo. “Na academia ainda é um ambiente mais favorável, existe mais diálogo e escutam mais. Mas de modo geral, ser mulher no agro não é uma tarefa simples pois ainda existem ambientes com culturas machistas e não favoráveis a mulher”, contou. Mas ressaltou que o cenário tem uma tendência a mudança, e parceiros de trabalho e oportunidades têm surgido cada vez mais. 
 

O que é qualidade do leite?

Embora hoje todos tenham acesso ao conceito sobre o que é qualidade do leite, existe uma evolução por trás disso ao longo dos anos. “Quando pensamos na evolução sobre o que é qualidade do leite, as coisas eram muito diferentes 20 ou 30 anos atrás”, comentou Clarice. Os parâmetros para analisar o leite não eram tão claros há algum tempo, mas atualmente são de mais fácil acompanhamento. “O leite é um dos alimentos mais estudados do mundo, o que permite acompanharmos melhor esses parâmetros e evolução”, destacou a professora.

Mas, como definir um leite de qualidade? A professora aponta alguns fatores: “Ser seguro para o consumo, o leite tem que ter cheiro e gosto de leite e deve atender os parâmetros que estão estabelecidos na legislação, afinal, esses parâmetros têm motivos para ser quais são. O leite deve ser o mais próximo possível do leite recém ordenhado, para ser de qualidade e manter suas características produtivas”.
 

Conselho Brasileiro de Qualidade de Leite

O CBQL é uma instituição de extrema importância que leva consigo a missão de transmitir a todas as pessoas informações importantes sobre a qualidade do leite e também funciona como suporte ao Ministério da Agricultura em termos regulatórios. “O Conselho é composto por especialistas na área de qualidade do leite de todo o país e discutimos bastante os pontos referente ao assunto para que o Brasil evolua cada vez mais nesse tópico. É um fórum permanente de discussão e disseminação de informação sobre a qualidade do leite”, contou Clarice.

Levando em consideração todo o contexto de novidades e mudanças que permeiam esse assunto é que em 2022, o Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, realizado pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), chega à sua 9ª edição, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de setembro, em Goiânia.

Durante os dias de evento, o IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite trará pautas importantes para o desenvolvimento do leite brasileiro, que serão abordadas em 6 painéis pelas principais referências nacionais e internacionais da área:

  • Inovação e oportunidades;
  • O desafio da sustentabilidade na cadeia de lácteos;
  • Inovações na produção de leite seguro;
  • Inovações analíticas disponíveis no mercado;
  • Leite e derivados: controle e mercado;
  • Leite e produtos lácteos: segurança e benefícios para o consumidor.

Para conferir mais detalhes da programação completa e do time de palestrantes do IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, clique aqui.

A entrevista ainda contou com os mais variados temas sobre a qualidade do leite e a importância de se manter atualizado sobre os parâmetros de qualidade desse alimento rico e de extrema importância na mesa de todos. Confira a entrevista completa abaixo e se inscreva no Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. 

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DANIEL RIBEIRO DOS SANTOS

ALVORADA DO NORTE - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/09/2022

Não adianta ter qualidade no leite,se não há valorização de quem produz,e a diferença de preços entre que produz nos melhores parâmetros , para quem produz fora é mínima, então há uma demagogia com relação a qualidade,os lacticínios querem,mas não valorizam o suficiente.Existem conselhos demais, existem institutos demais, sabe o que falta? Crédito sem burocracia, incentivo ao produtor, subsídios, agora daqui 10 ou 20 anos, darão valor a quem produz esse alimento!
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 23/09/2022

Paulo, não sai de moda o assunto porque há ainda uma enorme amplitude entre onde estamos e onde poderíamos chegar, um espaço a ser conquistado; assim sendo esse traria ganhos em toda a cadeia dos produtos lácteos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures