Depois de mais de cinco anos de pesquisa, a empresa Milchkristalle, com sede em Munique, lançou seu novo leite em pó, que, segundo a empresa, pode ajudar as pessoas com problemas no sono. O produto foi inicialmente introduzido na Alemanha em abril desse ano, seguido do lançamento na Áustria em setembro. "Também existe demanda em outros países. Por exemplo, recebemos pedidos de Israel, Índia e Estados Unidos", disse o diretor executivo da Milchkristalle, Tony Gnann.

O produto vem na forma de cristais noturnos - chamados de Nacht-Milchkristalle - produzidos com o leite noturno que a companhia produz. De acordo com a empresa, estudos mostram que o leite tirado das vacas à noite contém níveis muito maiores de melatonina do que o leite que é produzido durante o dia. Os cristais são misturados ao leite antes de a pessoa ir dormir. "O menor nível de melatonina durante o envelhecimento pode, então, ser compensado no dia-a-dia".
Gnann admitiu que o "leite noturno" é mais caro para produzir à medida que uma luz adicional durante o dia é necessária, bem como alimentos especiais, que também são mais caros. Entretanto, ele disse que os custos gerais para a saúde para as vacas são mais baratos sob as condições noturnas e que a qualidade média do leite é melhor. De acordo com a Milchkristalle, somente melatonina produzida na forma de medicamentos está disponível na Europa até agora e suas vendas somente são permitidas sob prescrição médica. Como resultado de insuficiente biodisponibilidade, antes somente a melatonina produzida de forma sintética podia ser consumida.
Entretanto, Gnann afirma que o produto contém melatonina natural que pode ser bem recebida pelo corpo. "Podemos ter uma alta concentração naturalmente no leite noturno. Isso por causa da relação entre a melatonina e a lactose. Essa combinação ultrapassa a barreira sangue-cérebro mais facilmente. Além disso, estudos mostram que é mais efetivo dar melatonina sintética com leite". De acordo com a companhia, a melatonina é um dos mais importantes interceptadores de radicais livres e é usada para o tratamento de problemas no sono e jet lag; como uma substância anti-envelhecimento e para reduzir a pressão sanguínea. A companhia disse que a melatonina produzida pelo corpo reduz significantemente após os 25 anos de idade e, como resultado disso, a qualidade dos sono sofre e os efeitos aumentam com o envelhecimento.
As informações são do Dairy Repórter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
