Companhia alemã cria o "Leite Noturno"

Uma companhia alemã patenteou seu processo para a produção do "leite noturno", que a empresa afirma que contém 100 vezes mais melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono, do que o leite normal.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Uma companhia alemã patenteou seu processo para a produção do "leite noturno", que a empresa afirma que contém 100 vezes mais melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono, do que o leite normal.

Depois de mais de cinco anos de pesquisa, a empresa Milchkristalle, com sede em Munique, lançou seu novo leite em pó, que, segundo a empresa, pode ajudar as pessoas com problemas no sono. O produto foi inicialmente introduzido na Alemanha em abril desse ano, seguido do lançamento na Áustria em setembro. "Também existe demanda em outros países. Por exemplo, recebemos pedidos de Israel, Índia e Estados Unidos", disse o diretor executivo da Milchkristalle, Tony Gnann.

Figura 1

O produto vem na forma de cristais noturnos - chamados de Nacht-Milchkristalle - produzidos com o leite noturno que a companhia produz. De acordo com a empresa, estudos mostram que o leite tirado das vacas à noite contém níveis muito maiores de melatonina do que o leite que é produzido durante o dia. Os cristais são misturados ao leite antes de a pessoa ir dormir. "O menor nível de melatonina durante o envelhecimento pode, então, ser compensado no dia-a-dia".

Gnann admitiu que o "leite noturno" é mais caro para produzir à medida que uma luz adicional durante o dia é necessária, bem como alimentos especiais, que também são mais caros. Entretanto, ele disse que os custos gerais para a saúde para as vacas são mais baratos sob as condições noturnas e que a qualidade média do leite é melhor. De acordo com a Milchkristalle, somente melatonina produzida na forma de medicamentos está disponível na Europa até agora e suas vendas somente são permitidas sob prescrição médica. Como resultado de insuficiente biodisponibilidade, antes somente a melatonina produzida de forma sintética podia ser consumida.

Entretanto, Gnann afirma que o produto contém melatonina natural que pode ser bem recebida pelo corpo. "Podemos ter uma alta concentração naturalmente no leite noturno. Isso por causa da relação entre a melatonina e a lactose. Essa combinação ultrapassa a barreira sangue-cérebro mais facilmente. Além disso, estudos mostram que é mais efetivo dar melatonina sintética com leite". De acordo com a companhia, a melatonina é um dos mais importantes interceptadores de radicais livres e é usada para o tratamento de problemas no sono e jet lag; como uma substância anti-envelhecimento e para reduzir a pressão sanguínea. A companhia disse que a melatonina produzida pelo corpo reduz significantemente após os 25 anos de idade e, como resultado disso, a qualidade dos sono sofre e os efeitos aumentam com o envelhecimento.

As informações são do Dairy Repórter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

VÂNIA PEIXOTO
VÂNIA PEIXOTO

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 20/04/2012

temos que aceitar,que pesquisas são pesquisas,e muito interessante,gostei desta....

mas isso é fato mesmo,até mesmo pq,acompanho ordenhas noturnas e perceptível a tranquilidade das vacas.entre outros aspectos,sem conta que precisamos explora mais o leite,pq é impossível um alimento riquissimo em proteina e outros derivados ser deixado de lado, como na maioria das vezes é.

Leonice Figueiredo Nunes
LEONICE FIGUEIREDO NUNES

PRATA - MINAS GERAIS

EM 08/11/2010

Bom, não temos ainda esse produto no Brasil. Mas pelo que entendi da matéria não é o "leite noturno" que contém concentração significativa de melatonina e sim os cristais noturnos que acompanham o leite e quando adicionado ao "leite noturno" potencializam seus efeitos. Ou seja, não é tão natural assim, pois os cristais devem ser sintéticos. Vamos aguardar!
Qual a sua dúvida hoje?