ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite integral ajuda a manter o peso e não engorda, concluem estudos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/02/2014

3 MIN DE LEITURA

1
0
Não é preciso ser um chef de culinária para saber que misturar o achocolatado em pó no leite integral dá outra vida à bebida, quando comparado ao leite desnatado. A mesma relação acontece quando comparamos o iogurte natural desnatado ao cremoso iogurte grego. Porém, não é todo mundo que se joga nos braços dessas gostosuras com medo do reflexo que elas podem ter na balança – e na saúde.

A razão pela qual aprendemos a limitar a gordura de laticínios parece bastante simples: as calorias extras que vêm com a gordura são ruins para nossas cinturas. Mas, e se ela não for o terror das dietas como fomos levados a acreditar? Novas pesquisas sugerem que este pode ser o caso.

Dois estudos recentes concluíram que o consumo de laticínios integrais está ligado à redução da gordura corporal. Em um deles, publicado no “Scandinavian Journal of Primary Health Care”, homens de meia-idade que consumiam leite, manteiga e creme de leite com alto teor de gordura eram significativamente menos propensos a se tornarem obesos em um período de 12 anos, em comparação com os homens que nunca ou raramente consumiam laticínios ricos em gordura.

É isso mesmo. Os consumidores dos integrais se saíram melhor quando o assunto foi não ganhar peso. “Eu diria que é contraintuitivo”, opina o vice-presidente executivo do Conselho Nacional de Laticínios dos Estados Unidos, Greg Miller.

Já o segundo estudo, publicado no “European Journal of Nutrition”, é uma meta-análise de 16 pesquisas observacionais. Ainda que houvesse uma hipótese de que os laticínios ricos em gordura contribuíam para a obesidade e o risco de doença cardíaca, os revisores concluíram que as evidências existentes não sustentam esta hipótese. Na verdade, descobriram que, na maioria dos estudos, o alto teor de gordura foi associado a um menor risco de obesidade.

“Nós continuamos a ver mais e mais dados que mostram que o consumo de produtos lácteos integrais está associado à redução da gordura corporal”, garante Miller.

Apesar disso, ainda não está claro o que poderia explicar esse fenômeno. Muita gente aponta para o fator saciedade. Os níveis mais elevados de gordura em laticínios integrais podem nos deixar mais satisfeitos mais rápido. A explicação também pode ser mais complexa. “Podem haver substâncias bioativas na gordura do leite que estariam alterando o nosso metabolismo de forma que nos ajude a utilizar a gordura e a queimá-la para obtenção de energia, em vez de armazená-la em nossos corpos”, aponta o pesquisador.

De qualquer forma, essa associação entre mais gordura de laticínios e menor peso corporal parece também acontecer com as crianças. Um estudo publicado ano passado na revista “Archives of Diseases in Childhood”, uma publicação irmã do “British Medical Journal”, concluiu que o leite com baixo teor de gordura, que não reduz a absorção de calorias e aumenta os níveis de triglicerídeos, era associado ao maior ganho de peso ao longo do tempo. “Isso realmente nos surpreendeu”, contou o autor do estudo, Mark DeBoer, pediatra da Universidade de Virginia.

As opiniões divergem quanto a que tipo de produto devemos consumir. As recomendações que levaram ao boom de laticínios desnatados, em parte, nasceram da preocupação à respeito do colesterol, já que produtos lácteos integrais são relativamente ricos em gordura saturada. E comer muita gordura saturada pode aumentar o risco de doença cardíaca. Isto leva muitos especialistas a concordarem que adultos com colesterol alto devem continuar a limitar a gordura que vem do leite.
Qual a diferença entre leite de vaca, de cabra e de soja?

Contudo, está cada vez mais claro que há benefícios nos laticínios com mais gordura, pelo menos para alguns consumidores. Além da associação ao peso corporal, o leite integral orgânico contém ácidos graxos benéficos, o ômega-3.

Então, é bom ficar atento. Apesar de parecer uma descoberta boa demais para verdade, estudiosos continuam pesquisando como a gordura do leite pode ajudar as pessoas a controlar seu peso. 

As informações são do Hype Science

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORGE GRUHN SCHULZ

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 17/02/2014

Prezados Brasileiros.

Nos chama a atenção o seguinte: Hoje consumimos 0,4 kg de manteiga por pessoa por ano, enquanto na Europa a média é superior a 20 kg por pessoa por ano. E aí!

Se a gordura do leite fosse problemática os Europeus deveriam ter sérios problemas, mas não é isso que acontece. Isto há muitos anos eu já falava, que tinha alguma coisa errada. !!!!! Certamente !!!!!

Att.

Jorge

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures