Você está em: Cadeia do leite > Leite & Saúde

Consumo de leite no período escolar pode reduzir câncer de cólon

postado em 22/02/2011

 

O consumo de leite no período escolar está associado com a redução no câncer de cólon na vida adulta, de acordo com um novo estudo, publicado no American Journal of Epidemiology. No estudo, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Otago quiseram descobrir se a participação no programa de leite escolar da Nova Zelândia levava a reduções nas taxas de câncer de cólon.

De 1937 a 1967, o programa, financiado pelo Governo, forneceu uma garrafa de 284 mililitros de leite integral todos os dias para a maioria das crianças nas escolas na Nova Zelândia. As gerações que participaram desse programa nasceram de 1932 a 1962.

De acordo com os pesquisadores, pesquisas anteriores sugeriram que a ingestão de cálcio por adultos pode reduzir os riscos de adenoma recorrente, um tumor benigno que tem origem glandular. Entretanto, os pesquisadores disseram que o efeito da ingestão de cálcio dietético na infância em seu desenvolvimento inicial é atualmente desconhecido.

As descobertas sugerem que a participação nos programas de leite escolar foi associada com uma chance 30% menor de desenvolver câncer no intestino. Os resultados foram mais significantes naqueles que consumiram mais leite. Uma redução de 2,1% foi reportada para cada 100 garrafas consumidas na escola.

Os pesquisadores afirmam que o cálcio do leite pode prevenir o desenvolvimento de adenoma através de mecanismos como proteção de ácidos biliares tóxicos e promoção de diferenciação celular. Alguns adenomas se desenvolvem durante a juventude e sua prevalência aumenta com a idade, de acordo com os pesquisadores.

"Mais estudos etiológicos sobre câncer cólon-retal devem examinar os efeitos do consumo de leite na infância, ou a ingestão de cálcio, e a dieta geral da infância, além da dieta adulta. Além disso, os mecanismos biológicos pelos quais o consumo de leite na infância pode reduzir os riscos de câncer cólon-retal devem ser explorados", disseram os pesquisadores.

O estudo comparou 562 casos e 571 controles. Cada participante foi questionado sobre seus hábitos de vida e de saúde. As pessoas também foram questionadas sobre sua participação anterior em programas de leite escolar e outros programas de consumo de leite na infância, além de preferências alimentares, incluindo a quantidade total que bebem por semana.

Foram encontrados diferenças significativas para todas as três medidas de consumo de leite escolar para aqueles sem histórico de colite ulcerativa ou doença de Crohn e para aqueles nascidos na Nova Zelândia.

Uma redução significativa no risco de câncer cólon-retal com maior frequência de consumo de produtos lácteos - não o leite escolar - nas idades de 5-12 anos foi observada, mas não nas idades de 13-18 anos.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2012 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade.