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Tetra Pak e Aurora lançam leite com rastreabilidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2010

2 MIN DE LEITURA

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A multinacional sueca de embalagens Tetra Pak e a cooperativa catarinense Aurora lançam hoje o primeiro leite longa vida com rastreabilidade no mundo. A tecnologia foi desenvolvida pela companhia sueca após quase um ano e meio de trabalho. "Já tínhamos ideia de fazer isso há uns cinco a seis anos. A Aurora se interessou pelo projeto e se propôs a ser teste de mercado mundial", afirma Eduardo Eisler, diretor de marketing da Tetra Pak no Brasil.

Com a rastreabilidade do leite será possível saber a origem do produto envasado, embalagem a embalagem, desde a cooperativa onde a matéria-prima foi recebida até a industrialização. "É uma ferramenta de controle da qualidade que permite diagnóstico e prevenção [de problemas] o mais rápido possível", garante Eisler.

O consumidor poderá checar as informações sobre a procedência do leite no site da Aurora (ver foto) - bastará informar o código de rastreabilidade que está impresso na caixinha longa vida.

Eisler explica que a tecnologia consiste de um conjunto de softwares que carregam informações sobre a origem e processo de produção, que são armazenadas em um banco de dados. Este, por sua vez, contém informações como data de produção, unidade de processamento, validade, início e fim da produção, análise de qualidade da matéria-prima e tabela nutricional. Consultados pelo MilkPoint, a Aurora disse que a tecnologia não aufere de que fazenda provém o leite, mas indica de qual cooperativa fornecedora ele veio.

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, com a rastreabilidade, um problema como esse seria identificado já no primeiro laboratório, onde o leite recém-recebido passa por análise de conformidade. Segundo Eisler, o software delimita parâmetros, por isso, em caso de inconformidades, a produção é paralisada.

A Aurora é a primeira cliente da Tetra Pak, mas a companhia de embalagens já negocia a venda do sistema - desenvolvido pela subsidiária no Brasil com o apoio da matriz - para outras empresas nacionais e também do exterior, segundo Eisler.

Na Aurora, o sistema está sendo chamado de P.A.R. (Produto Aurora Rastreado), mas os projetos são específicos, de acordo com o executivo da Tetra Pak. "A partir do teste de mercado [com a Aurora], o sistema passará a fazer parte do portfólio da Tetra Pak", informa Eisler.

O produto com rastreabilidade, que vai para as gôndolas de Sul e parte do Sudeste a partir de hoje, passou por um período de quatro meses de validação.

A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

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EDER GHEDINI

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL

EM 11/12/2010

Caberá ao consumidor priorizar os produtos que possuem este sistema, esperamos que este controle de qualidade venha para ficar e agregue cada vez mais bons frutos em todos os segmentos da cadeia leiteira, onde com certeza o produtor, a indústria e o consumidor serão beneficiados. Parabéns a indústria de laticínios Aurora pela iniciativa, demostrando desta forma o seu interesse em levar a mesa do consumidor produtos devidamente inspecionados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de leite em nosso país.

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