ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Terceirização da recria é alternativa para ampliar produção de leite sem aumento de custos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
1
Como aumentar a produção de leite sem que os custos cresçam na mesma proporção? Este desafio para os empresários do setor pode ser superado com a terceirização do processo de recria, que acontece em centros onde os animais recebem um acompanhamento a fim de promover o aumento da produtividade. Esta é a dica que o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae recomenda em seu boletim "Centros de Recria - Melhoria e aumento da produção de leite", voltado para os produtores de leite do país.

A fase da recria das fêmeas leiteiras - que vai do desmame até o primeiro parto, quando a vaca entra em processo de lactação - é considerada de alto custo para os produtores, pois demanda a utilização de uma parte da propriedade só para este fim e requer também cuidados especiais de manejo e alimentação. Com a adoção da terceirização dos centros de recria, é possível diminuir na propriedade o número de animais que ainda não estão produtivos. Esta prática, que é bastante utilizada nos Estados Unidos, começa agora a ganhar adeptos no Brasil. Estima-se que, após passar pelo centro de recria, o aumento de produção seja de aproximadamente 50% já na primeira lactação.



Como funciona - o produtor deve iniciar este processo por meio de parcerias com recriadores especializados, que ficam responsáveis pelo processo de recria em centros próprios. Eles devem seguir todas as normas técnicas com o intuito de obter a máxima resposta produtiva. Ao final do ciclo, os animais voltam à propriedade ou podem ser vendidos a terceiros. A recomendação do SIS/Sebrae é que o processo seja acompanhado por um especialista, para garantir não só uma maior produção mas também uma vida produtiva maior das fêmeas. Antes de ser levado aos centros de recria, é necessário fazer uma avaliação do rebanho, verificando as vacinas aplicadas, os atestados de tuberculose e brucelose, além do peso e da raça de cada animal.

A Embrapa Pecuária Sul criou, em parceria com a cooperativa de leite e extensão rural do Rio Grande do Sul, um Centro de Recria de Terneiras Leiteiras, na cidade de Bagé. As bezerras são recebidas com idade de 6 a 8 meses e voltam ao local de origem na fase de pré-parto. Neste Centro, os animais são pesados, dosificados e vacinados. O peso médio ganho é de 600 gramas por dia e voltam às suas propriedades com um peso médio de 500kg. O índice de prenhez desses animais é de 92%.

Material retirado dos relatórios mensais do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae.

Veja um caso de terceirização de recria publicado recentemente no MilkPoint. 

Para ter acesso ao boletim, clique aqui. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures