ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: identificação e controle dos principais carrapatos é destaque em minicurso durante a 28ª Reunião Anual do Instituto Biológico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2015

4 MIN DE LEITURA

0
0
O Instituto Biológico de São Paulo (https://www.biologico.sp.gov.br/), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferece entre os dias 9 e 13 de novembro, durante sua 28ª Reunião Anual, o minicurso “Carrapatos de Importância Médico-Veterinária I”. Na programação serão apresentados temas relacionados desde a identificação, controle e doenças transmitidas pelos principais carrapatos, como a febre maculosa. Destaque para os últimos estudos acerca do complexo Amblyomma cajennense, a importância  do controle estratégico no combate do carrapato dos bovinos, teste do biocarrapaticidograma e sobre o carrapato do cão.

As aulas são voltadas para alunos das áreas de medicina veterinária e biologia, veterinários que atuam em clínicas, produtores agropecuários e técnicos que trabalham diretamente no campo, além de profissionais de empresas de dedetização e comunidade em geral. O minicurso contará com a presença de grandes nomes nas áreas de estudo em manejo de carrapatos e educação no campo. Entre eles, destacam-se os pesquisadores Dr. Thiago Martins, Dr. Adriano Pinter, que atua na Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e Dr. Jonas Moraes Filho, todos integrantes do grupo do professor Dr. Marcelo Labruna, especialista em pesquisas na área de zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). As aulas terão duração de 1h30, com início às 9h e término às 10h30.

Laboratório de Parasitologia Animal: Carrapatos de Importância Veterinária

O Laboratório de Parasitologia Animal, ligado ao Centro de Pesquisa de Sanidade Animal do Instituto Biológico, é responsável pela organização do minicurso. Lá são realizados estudos sobre resistência, identificação e controle estratégico do carrapato dos bovinos.

As pesquisadoras científicas Márcia Mendes, bióloga e doutora em parasitologia, e Fernanda Duarte, médica veterinária, ambas coordenadoras do minicurso, encabeçam também o projeto “Controle Estratégico do Carrapato do Boi”, que nos últimos anos têm ajudado a dezenas de produtores e técnicos do Brasil oferecendo ações eficientes quanto ao controle das populações de carrapatos dos bovinos. “Esse minicurso é muito importante, pois favorece o conhecimento e atualização em relação aos principais carrapatos, uma vez que com novas ferramentas de pesquisas, novos conhecimentos e mudanças podem ocorrer”, explica Mendes, que irá ministrar a aula “Carrapato do boi: importância e controle”, aonde abordará a biologia e ecologia do carrapato do boi. Segundo ela, ainda há seguimentos que desconhecem a grande maioria das informações que serão passadas.

Outro fato importante, e que será discutido ao longo do curso, refere-se ao controle inadequado para a erradicação do carrapato do boi. Tal prática ainda é realizada, infelizmente, por boa parte dos produtores. Segundo as pesquisadoras, métodos incorretos estão provocando uma resistência maior e precoce à maioria dos produtos usados atualmente nas pastagens, além do preocupante aparecimento de resíduos de carrapaticidas no leite e na carne bovina. Para Fernanda Duarte, o programa de controle na população de carrapatos auxilia o produtor a aplicar o carrapaticida correto para cada tipo de propriedade, onde prioriza-se a distribuição das aplicações em períodos adequados. “Esse controle possibilita que as aplicações de carrapaticidas sejam dispensáveis em uma determinada época do ano, por exemplo”, explica. Sua aula irá centrar no controle e tratamentos estratégico do carrapato nos bovinos.

Sobre a 28ª RAIB

A 28ª RAIB conta o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), e os patrocínios da Syngenta, Monsanto BioAg, JCO Sustentabilidade no Campo, TecniControl Bioprodutos, Biocontrol e Basf.

A RAIB oferece um contato único e direto com profissionais, produtores e estudantes, afim de divulgar os serviços prestados pelo Instituto Biológico e apresentar as últimas pesquisas realizadas pela instituição. O encontro que é pilar na divulgação da missão do Instituto Biológico, tem como objetivo promover a transmissão do conhecimento científico, sobretudo, no que se refere às boas práticas e melhorias nas atividades do agronegócio.

Para Mendes, o mercado do agronegócio, principalmente, na bovinocultura e áreas da medicina veterinária carecem da troca de informações técnicas e de uma correta divulgação de novas pesquisas. “Nosso objetivo é aprimorar a capacitação dos técnicos e educação no campo, pois o Brasil tem um bom nível de pesquisa na área médico veterinária, mas não tem resolvido o problema básico no campo” finaliza.

Sobre a programação


Inscrições e forma de pagamento

As inscrições para o envio de resumos científicos foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. Todas as informações e programação completa encontram-se no site da FUNDEPAG: (https://eventos2.fundepag.br/pagina.php?link=07394b2f54685220053003385567).

O pagamento para participação do minicurso é à vista.

Serviço:

Minicurso: “Carrapatos de Importância Médico-Veterinária I”, durante a 28ª Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB).
Local: Instituto Biológico.
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo – SP.
Data: de 9 a 13 de novembro de 2015.
Horário: das 9h às 10h30

Sobre o Instituto Biológico

A palavra-chave do Instituto Biológico é Sanidade. Sua missão é desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Seu grande desafio como instituição, hoje, é aliar um histórico de contribuições a um presente que exige excelência e prontidão de resposta a uma sociedade em profunda transformação, com alteração no perfil do controle das pragas e doenças, com interferência de fatores relacionados ao modelo de desenvolvimento econômico, às alterações ambientais, às migrações e ao intercâmbio internacional.

O (IB) oferece soluções significativas para o agronegócio e as transfere para o segmento produtivo. Contribui da melhor maneira para o desenvolvimento, a redução dos custos de produção, a inclusão social e a preservação ambiental, colaborando para o bem-estar da população.

Na formação de cientistas

No IB foi discutida a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e fundada a Sociedade Brasileira de Entomologia. Em reuniões semanais, abraçava-se o conteúdo da ciência no Brasil e no exterior, absorvendo o conhecimento dos participantes e dos conferencistas, provocando o ideal da ciência completa para o desenvolvimento do País. 

As informações são da 28º RAIB. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures