ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Propostas para melhorias no setor foram discutidas em reunião na Secretaria da Agricultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
No Rio Grande do Sul a cadeia produtiva do leite ainda não tem um fundo específico para o financiamento de ações, projetos e programas de desenvolvimento do setor. Uma proposta de criação deste mecanismo, o Fundoleite, foi um dos assuntos discutidos na reunião da Câmara Setorial do Leite realizada nesta segunda-feira, 22/10.

O projeto discutido prevê que a sustentação financeira venha de fontes públicas e privadas ainda a ser definidas, e que a estrutura organizacional e de gestão se dê por um conselho deliberativo, que decide sobre a aplicação dos recursos arrecadados. O conselho seria composto por diversas secretarias de governo e por instituições integrantes da cadeia produtiva do leite no estado, tais como: SEAPA, SDPI, SDR, SEFAZ, SCIT, SES, FEPAGRO, EMATER, APIL, FARSUL, FETAG, FETRAF-Sul, OCERGS e SINDILAT.

Para o diretor de agricultura familiar da SDR, José Adelmar Batista, ao se considerar os elos da cadeia produtiva é fundamental que o fundo traga benefícios principalmente da indústria para trás - "por exemplo hoje, a indústria está aí ociosa, com aproximadamente 40% de ociosidade na sua capacidade de industrializar, então está sobrando, sinal de que sobrou crédito, que eles pegaram crédito e que tem recurso pra fazer isso, pra ampliar, e tem recurso inclusive para se modernizar." Batista reforçou a necessidade de "se colocar cérebros no campo", síntese da opinião do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, também presente na reunião, e que acredita que o fundo pode ajudar muito na questão da Assistência Técnica para o produtor de leite.

O presidente da FETAG, Elton Weber, também reforçou a percepção de necessidade de Assistência Técnica para os produtores, e destacou o papel do governo na articulação das ações para o desenvolvimento do setor: "O mais importante é ter uma ação do Estado, com um programa, fundo, instituto, enfim, o que seja, a partir de exemplos que já funcionam. Acho que esse é um primeiro fato importante, e nós reconhecemos que o Estado vem junto com o setor produtivo pra fazer isso." O Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, concluiu o debate sobre a criação do fundo e de um órgão gestor da cadeia, o Instituto Gaúcho do Leite, explicando que o assunto agora deve ser levado para o governador Tarso Genro.

No encontro também foi discutida a possibilidade de criação de um curso superior na UERGS para a formação de profissionais que trabalhem no desenvolvimento de novos produtos lácteos. De acordo com o reitor da Universidade as negociações já estão avançadas para o lançamento de um curso de bacharelado em Tecnologia de Alimentos que pode ter ênfase em laticínios, possivelmente nos campus de Cruz Alta e Encantado. A reunião da Câmara Setorial do Leite ainda teve a apresentação do projeto "Mais Leite de Qualidade", que prevê a formulação de ações, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e indústrias do setor, para incentivar para os produtores a investir em equipamento como resfriadores de leite.

A matéria é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, adaptada pelaEquipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures