Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia do leite > Giro Lácteo

RS: Projeto de incentivo da Cosuel à bacia leiteira quer dobrar produção do Estado gaúcho

postado em 28/11/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Unir pequenos produtores em cooperativa é a aposta para melhorar a produção de leite no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O projeto foi lançado pela Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) em Encantado (RS), pretende formar minicooperativas e condomínios de confinamento de animais inspirados no modelo criado em Galícia, na Espanha.

Na região o leite é um dos três segmentos mais importantes do agronegócio. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o rebanho leiteiro chega a 100 mil vacas, que produziram, em 2007, cerca de 270 milhões de litros de leite.

- A ideia é juntar muitos pequenos produtores que, com o apoio técnico, poderão crescer e aumentar a qualidade e produtividade de leite - diz o supervisor de produção de leite da Cosuel e veterinário, Luiz Henrique Kaplan.

Serão oito grupos, cada um com até 15 famílias de pequenos produtores selecionados entre os associados no Vale do Taquari. A estrutura poderá será ampliada para a região vizinha, o Vale do Rio Pardo. A empresa será responsável pela parte tecnológica, enquanto os produtores entram com os animais selecionados nas propriedades e com a alimentação. Serão até 200 vacas leiteiras em cada estação de confinamento.

Atualmente, em média, cada animal produz cerca de 16 litros de leite por dia. Com o programa, a meta é dobrar a produtividade. Presente no lançamento, o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, acredita que a iniciativa irá impulsionar o Estado a se tornar um dos maiores produtores deleite no país. Hoje, o Rio Grande do Sul produz 3,3 bilhões de litros por ano.

O programa faz parte do Projeto Vale dos Lácteos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e o governo da Galícia desde 2007.

A reportagem é de Luane Magalhães, de ZERO HORA, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade