RS: novo caso de adulteração de leite
De acordo com o Ministério Público, desta vez, os casos envolviam a adição de água no leite cru refrigerado entregue pela Transportadora Odair à Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Campinas do Sul (Coopasul). Além da adição de água, laudos realizados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura detectaram a presença de produtos como sal, açúcar e amido de milho no leite. Também houve casos de leite com acidez elevada, o que indica adição de soro de leite, informou o Ministério Público.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
De acordo com o Ministério Público, desta vez, os casos envolviam a adição de água no leite cru refrigerado entregue pela Transportadora Odair à Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Campinas do Sul (Coopasul). Além da adição de água, laudos realizados por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura detectaram a presença de produtos como sal, açúcar e amido de milho no leite. Também houve casos de leite com acidez elevada, o que indica adição de soro de leite, informou o Ministério Público.
De acordo com o MP, o proprietário da transportadora, Odair Melati, foi preso preventivamente pela fraude. Também foram presos três motoristas ligados à empresa, além do presidente da Coopasul, Ariel Narzeti, e do laboratorista Douglas Bonfante.
Em comunicado, o MP informou que, segundo o Ministério da Agricultura, a Coopasul entrega leite, "regularmente", para a Cootal (Taquara), a Lactalis (Fazenda Vila Nova), Lativale (responsável pela marca Tangará, em Estrela), Piracanjuba (Santa Catarina), Tambinho (Erechim) e Frizzo (Planalto).
Por meio de sua assessoria, o Laticínios Bela Vista, dono da marca Piracanjuba, informou que "recebeu apenas uma pequena parte do leite comercializado pela Coopasul e garante que 100% do leite recebido está de acordo com as mais rígidas normas internacionais de qualidade". Informou ainda "que possui um rígido controle de qualidade de todo o leite recebido pela empresa e que, antes do descarregamento, o leite de cada caminhão é submetido a dezenas de análises laboratoriais, o que resulta em mais de 3.000 análises por dia".
Já a francesa Lactalis, que comprou a unidade de Fazenda Vila Nova da LBR-Lácteos Brasil, informou que " garante a qualidade de todos os seus produtos através de rigorosos controles de qualidade aplicados a todas as matérias-primas utilizadas na fabricação de seus produtos". Assim, segundo a empresa, "qualquer irregularidade na matéria-prima recebida acarreta a sua imediata rejeição e consequente devolução por parte da Lactalis. Dessa forma, a Lactalis assegura que todos os ingredientes utilizados na fabricação de seus produtos possuem o mais alto nível de qualidade".
Segundo o Ministério Público, será feita a rastreabilidade dos lotes de leite em desconformidade para que sejam retirados das prateleiras.
As informações são do Jornal Valor Econômico.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
MARINGÁ - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 18/05/2015

SÃO FRANCISCO XAVIER - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/05/2015

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO
EM 16/05/2015

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/05/2015

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL
EM 15/05/2015
Outra coisa que precisa ser feita, é separar o joio do trigo. A indústria precisa investir em rastreabilidade e outras providências para evitar a fraude e certificar a qualidade do seu produto, e isto precisa ser levado ao mercado sob a forma de selo de procedência. Assim, os produtores sérios saem ganhando, pois o consumidor certamente pagará um pouco mais por um produto que tenha qualidade comprovada.

OUTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/05/2015

CERES - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 14/05/2015

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/05/2015

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/05/2015