Você está em: Cadeia do leite > Giro Lácteo
RS: cadeia produtiva de leite teme aumento da cota de importação do produto argentino
Para o secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), a medida prejudicaria tanto os produtores quanto as empresas do setor. Darlan Palharini explica que o país vizinho impõe barreiras quando a situação é favorável às exportações brasileiras. "Sem limite, essas importações ocasionam uma diminuição no preço ao produtor e também por parte da indústria traz um problema de programação e de organização a médio e longo prazo. Quando ocorre ao contrário, quando a nossa situação de câmbio estiver favorável para fazermos a exportação para estes países, as barreiras são muito grandes" - avalia.
O secretário da Agricultura do Estado afirmou que o governo gaúcho vai buscar auxílio com o governo federal para que não ceda à pressão dos argentinos. Luiz Fernando Mainardi salienta que é preciso respeitar os acordos do Mercosul, mas eles não podem prejudicar a cadeia produtiva. "Respeitar os acordos do Mercosul sim, mas não podemos ampliar a participação de produtos da Argentina, que tem uma competitividade muito maior no nosso mercado interno, criando problemas para um grande número de trabalhadores familiares" - salienta.
O setor avalia que a normalização do câmbio pode trazer um excesso de oferta do produto no mercado interno. Países como Uruguai e Chile, por exemplo, não possuem limitação de cota de exportação de leite para o Brasil.
As informações são do Canal do Produtor, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Comentários:
São Paulo das Missões - Rio Grande do Sul - Produção de leite (de vaca)
postado em 21/10/2011
é sempre asim , o governo pouco ajuda OS PRODUTORES BRASILEIROS , PRIORISANDO ACRDOS QUE NÃO TEM NADA AVER COM NOSSO SETOR , SE PELO MENOS NOS DESE SUBSIDIOS PARA BARATEAR NOSSA PRODUÇÃO NÃO ESTARIAMOS TÃO A MERCER DESSES ACORDOS DO MERCOSUL , QUE SÓ PREJUDICAM NOSSA PRODUÇÃO NA QUAL É TÃO SOFRIDA
Guilherme Alves de Mello Franco
Juiz de Fora - Minas Gerais - Produção de leite (de vaca)
postado em 22/10/2011
Prezados Senhores: Com a pífia política internacional brasileira, duvido que os argentinos percam mais esta demanda contra nós, os produtores brasileiros. Não será nem a primeira, nem a última vez que isto vai acontecer. Que Deus nos ajude.
Um abraço,
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG
Últimas Atualizações
» JBS publica edital de permuta de ações com a Vigor
» RS: Conseleite aponta tendência de leve baixa no preço pago ao produtor
» Produção leiteira capixaba recebe incentivo do Governo
» EUA: Produtos saudáveis direcionaram vendas de lácteos em 2012
» Uruguai aproveita oportunidades e bate recordes de produção e exportações
» Aprenda como implantar com sucesso a IATF em gado de leite!
» Melhoradores de desempenho na alimentação são proibidos
» Manifestação em São Paulo pede veto ao texto do novo Código Florestal
» O leite é uma commodity? (A opinião de um produtor argentino)












Eliseu Nardino
Maripá - Paraná - TRASNPORTE DE LEITE IN NATURA
postado em 20/10/2011
Será que o governo brasileiro nao é capaz de peitar os argentinos, o governo esta levando esse assunto na maciota, esta esperando a cadeia produtiva brasileira decretar falencia para ai fazer alguma coisa,