ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa "Leite Legal" qualifica 1.800 produtores em Santa Catarina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Programa de Produção de Leite de Qualidade – Leite Legal qualificou 1.800 produtores catarinenses, por intermédio de 225 treinamentos, no período de agosto de 2013 a abril deste ano. A iniciativa está sendo executada em todo o Brasil pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo é capacitar os produtores rurais para atingir os parâmetros mínimos de qualidade de leite exigidos pela Instrução Normativa (IN-62), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os critérios do produto para ser recebido e aproveitado pelas agroindústrias.

De acordo com o coordenador de pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, a IN-62 trata da qualidade do produto que deverá ser apresentado para o aproveitamento pelas agroindústrias, quanto a sua composição, níveis máximos de contaminação bacteriano após a ordenha, controle de mastite e normas para o resfriamento e seu transporte.

Os treinamentos são compostos por exposição teórica de oito horas, preferencialmente nas segundas-feiras, com ênfase sobre diagnóstico, prevenção e tratamento de mastite bovina, importância da qualidade da água utilizada no processo produtivo, limpeza, higienização e sanitização de instalações, utensílios e equipamentos utilizados na ordenha, resfriamento e do armazenamento do leite e controle da brucelose e da tuberculose bovina do rebanho.

A partir do segundo dia de treinamento, o prestador de serviço em instrutoria realiza o acompanhamento e a orientação técnica sobre manejo da ordenha em cada uma das propriedades dos produtores que participaram da parte teórica, permanecendo quatro horas em cada propriedade visitada.

Em Santa Catarina, o programa é executado em parceira com 19 agroindústrias ou cooperativas que atuam na atividade leiteira e conta com 22 prestadores de serviço em instrutoria para o Senar. Porém, Santini antecipa que a intenção é ampliar a atuação a partir do segundo semestre deste ano. A meta do programa é realizar até dezembro de 2015, 750 treinamentos, beneficiando 6.000 produtores catarinenses.

“Os primeiros resultados são animadores, os produtores treinados na primeira etapa do programa apresentam indicadores animadores no que diz respeito à qualidade do leite entregue às agroindústrias e cooperativas”, comemora o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

A notícia é da MB comunicação empresarial.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures