ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa "Leite Legal" capacitará 6.000 produtores catarinenses

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
O programa “Leite Legal – Produção de qualidade” será implantado no mês de maio no território catarinense. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em convênio com o Ministério da Agricultura, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para discutir a implantação do programa no Estado, o Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu reunião entre lideranças, supervisores e instrutores, no último fim de semana, no Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó.

De acordo com o coordenador de pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, o programa está sendo lançado em todo o Brasil pela CNA e por meio das agências regionais do Senar. O objetivo da iniciativa é padronizar a produção de leite de acordo com a Instrução Normativa 62 (IN-62) e, por isso, contará com parceria das agroindústrias. “Em Santa Catarina serão disponibilizadas 400 turmas e, aproximadamente, 6 mil vagas, sendo que para este ano a meta é formar 200 turmas. Para o programa estão previstos investimentos em torno de R$ 27 milhões”, antecipou.

O programa abordará os conteúdos de estrutura e fisiologia da glândula mamária; mastite: definições, diagnóstico, tratamento e controle; obtenção higiênica do leite – manejo de ordenha; qualidade da água; IN-62 – (MAPA); higienização e limpeza de equipamentos e instalações; armazenamento e resfriamento do leite e preservação ambiental e segurança no trabalho.

Santini explicou que serão disponibilizadas oito vagas por indústrias com até dois participantes por propriedade. “O programa envolve treinamento teórico, pré-visita, reunião de avaliação e segunda visita. Ao todo serão três meses de programa. Os resultados das análises realizadas durante o programa, posteriormente, ficarão disponíveis”, complementou.

A dinâmica da capacitação envolverá mobilização do grupo de propriedades de pequenos e médios produtores, análise dos dados de qualidade do período que antecede a capacitação, treinamento com 8 horas de teoria e 60 horas de aulas práticas e visita técnica para cada um dos participantes para aplicação do checklist de boas práticas de produção de leite. Após o período de adequação, haverá a segunda visita para os participantes que não se adequarem aos parâmetros estabelecidos pela IN-62. Depois da análise, o produtor poderá complementar a formação com outros cursos e programas do Senar, do Sebrae ou do laticínio.

A campanha nacional de melhoria da qualidade do leite terá como slogan “O leite produzido no Brasil vai ficar ainda melhor”. Estão previstos a distribuição de material impresso, vídeos da vaca virtual e programas de rádio. A intenção é capacitar, em dois anos, 200 instrutores e 81 mil produtores no País.


Foto – Para discutir a implantação do programa no Estado, o Senar/SC promoveu reunião entre lideranças, supervisores e instrutores, no Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó
 
As informações são da MB Comunicação Empresarial

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures