Na campanha de 2013/14, os seis grandes produtores de leite da União Europeia (UE) – França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia e Reino Unido – aumentaram suas captações, o que conduziu a um aumento da produção comunitária. Essa aumentou em 3% com relação campanha anterior. Dos Top 6, três alcançaram volumes recordes de produção de leite: Alemanha, Holanda e Polônia, segundo dados do Eurostat.
Os fatores que levaram a essa situação de alta na produção foram os melhores preços para o leite para uma grande maioria dos produtores, menores custos de produção e condições meteorológicas favoráveis.Outro fator de peso que influenciou é que muitos países, fundamentalmente do norte da UE, estão se preparando para o fim das cotas de produção de leite em 2015. Em um panorama sem gestão da produção, produzir grandes volumes pode favorecer a competitividade no mercado. Em alguns casos, esse aumento na produção levará alguns países a ter que pagar multa, como se prevê na Alemanha, que poderia ter ultrapassado sua cota em 2%, e na Holanda, ultrapassando a cota em 4%.
Na Espanha, ainda que as entregas de leite tenham aumentado em 2013/14 em 1,7% com relação ao ano anterior, não superou a cota. Foram consumidos 97,73% da quantidade de referência, de forma que a não utilizada chegou a 147.000 toneladas.
A reportagem é do Agrodigital, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.