ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova regulamentação do RIISPOA prometida para fevereiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu prometeu em reunião com representantes do setor de carnes, na terça-­feira, que o decreto que institui a nova regulamentação sobre inspeção animal deverá ser assinado pela presidente Dilma Rousseff até o dia 13 de fevereiro.

As discussões sobre o novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) estão paradas há sete anos no governo. Esse regulamento dispõe sobre todas regras de segurança e padrões sanitários exigidos pela fiscalização agropecuária federal para o funcionamento da indústria de alimentos. Laticínios, frigoríficos e fábricas de mel, por exemplo, precisam seguir esse conjunto de normas para que seus produtos cheguem até as prateleiras do comércio.

Nos últimos anos, o Ministério da Agricultura guardou os detalhes do texto final a sete chaves, o que motivou o Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários Federais (Anffa) a encaminhar no ano passado um ofício ao então ministro da Pasta, Neri Geller, cobrando o acesso ao resultado final do regulamento.

Mais recentemente, o assunto ficou estagnado na Casa Civil, à espera de acertos finais com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que estava cobrando do Planalto exigências sobre inspeção de agroindústria familiar.

A principal novidade, dizem fontes - fiscais agropecuários que acompanham a elaboração do novo Riispoa, é instituir o princípio de “autocontrole” de inspeção. Isso significa dizer que a indústria de alimentos passará a ter várias responsabilidades sobre a inspeção, que hoje cabem ao Ministério da Agricultura.

Participaram do encontro representantes das entidades ABPA (aves e suínos), Abiec (bovinos), Abrafrigo (pequenos e médios frigoríficos), as empresas JBS, Minerva e Marfrig, entre outras. Na ocasião, houve pedidos de dirigentes do setor para redução da burocracia que envolve a habilitação de plantas para exportações, principalmente para a Ásia. E a ministra ressaltou que haverão “condições iguais de tratamento” para frigoríficos de pequeno, médio e grande porte quanto a fiscalização e habilitação de plantas.

Uma fonte do setor privado que acompanhou a reunião disse ao Jornal Valor Econômico que a ministra também agendou para o dia 4 de fevereiro uma reunião, que será comandada pelo novo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Décio Coutinho, para tratar de duas instruções normativas polêmicas: uma que proibiu o uso do medicamento avermectina de longa duração para bovinos, amplamente comercializado pela indústria veterinária nacional; e outra que passou a exigir a habilitação de frigoríficos para exportação de despojos (porções não­ comestíveis de bovinos), mas se encontra suspensa por liminar na Justiça a pedido da Abrafrigo.

As informações são do Jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures