Nordeste deve ser declarado livre da aftosa pela OIE

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) deve declarar os Estados do Nordeste livres da febre aftosa, com vacinação, em maio. Isso permitirá que a região ganhe espaço no mercado internacional de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) deve declarar os Estados do Nordeste livres da febre aftosa, com vacinação, em maio. Isso permitirá que a região ganhe espaço no mercado internacional de carne bovina. Atualmente, apenas o Estado de Santa Catarina é considerado livre de aftosa, sem vacinação.
























"Em maio nós teremos, finalmente, todo o Nordeste considerado livre de febre aftosa, o que é um reconhecimento mundial. É inequivocamente um avanço" afirmou nesta sexta-feira, 4, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Ferraz.

O secretário sinaliza que a entidade internacional pode emitir, em até dois anos, uma nova declaração reconhecendo todo o rebanho brasileiro livre da doença. "O horizonte que temos é que em dois anos a gente venha a ter o Brasil inteiro livre da febre aftosa. Talvez até um pouco antes. E quando atingirmos esse status vai facilitar muito nossa vida nas negociações internacionais", afirmou.

A reportagem é da Agência Estado.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

adriano marcelo rigon
ADRIANO MARCELO RIGON

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/04/2014

Nós pecuaristas, aqui em SC, não temos vantagens nenhuma com o status de livre de aftosa SEM VACINAÇÃO. Pelo contrário, ficamos espremidos sem poder circular com animais em outros estados, para divulgar nossa genética. Ainda não entendi quem ganha com isso. Defendo a proteção do rebanho, sempre vacinando para prevenir, inclusive para proteger da febre aftosa. Mas........

Abraços
Qual a sua dúvida hoje?