ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nestlé economiza 15% de água ao ano no México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/10/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Nestlé SA, maior companhia de alimentos do mundo, é agora a primeira a ter uma planta totalmente livre do uso de água. A planta de processamento de lácteos “Cero Agua" que abriu no oeste do México nessa semana é a única planta do mundo com zero uso de água, obtendo 1,6 milhão de litros do líquido por dia do leite bovino que condensa em leite em pó. Isso reduzirá o consumo de água da Nestlé no México em 15% ao ano, disse a companhia.



Com a falta de água acometendo regiões da Califórnia ao Brasil, a Nestlé gastou US$ 15 milhões para construir a planta em instalações existentes em Jalisco que produz o leite em pó Nido. A Nestlé exportará o processo zero-água para suas plantas globalmente, disse seu diretor executivo, Paul Bulcke. “Nem uma gota de água entra, nem uma gota de água sai”, disse Bulcke em uma entrevista na fábrica de Lagos de Moreno, em Jalisco. O México “tem uma estação de seca bem longa, de forma que a água é uma coisa muito preciosa em quase todas as partes do país”.

De 1,4 milhão de litros de leite fresco processado por dia, a Nestlé extrai 1 milhão de litros de água purificada usando osmose inversa e outras tecnologias. O líquido é consumido durante a produção de leite da fábrica. Depois disso, 600.000 litros são reciclados e tratados uma segunda vez para uso não potável.

A combinação de ambos os processos é o que torna a planta única no mundo, disse a Nestlé. A reutilização de água do leite dessa forma remove a necessidade de extrair aguas subterrâneas para operações, de acordo com a companhia. As economias de água equivalem a um consumo diário médio de 6.400 pessoas no México, disse a companhia, ou o equivalente para encher uma piscina olímpica.

A Nestlé contratou a Gea Filtration para desenvolver a primeira fase de purificação e trabalhou com a Veolia Environment(VIE) SA, maior companhia de água da Europa, na segunda fase.

A fábrica é parte de uma proposta da Nestlé anunciada em janeiro que investiria US$ 1 bilhão no México até 2018. A Nestlé reduziu as retiradas de água em 33% por tonelada de produção desde 2005.

A reportagem é do Bloomberg, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures