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Mussarela: o rendimento industrial define o sucesso neste negócio!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2014

1 MIN DE LEITURA

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Os queijos são o maior mercado de derivados lácteos no Brasil. Em 2013, de acordo com dados da ABIQ, foram produzidos no país cerca de 965 mil toneladas de queijos – apenas considerando o mercado formal – absorvendo quase 9 bilhões de litros de leite fresco (cerca de 27% de nossa produção). Se for considerado o volume total de produção (incluindo os queijos informais), estima-se que esta cadeia absorva cerca de 35% do volume de leite produzido no país.

Além de ser um mercado de grande relevância em volume, ele também se destaca pelo crescimento nos últimos anos. Desde 2010, o mercado total de queijos tem crescido numa média anual de 9%. Quase 70% do volume é comercializado no formato de mussarela, queijo prato e requeijão, mas é visível e crescente a importância de outros tipos de queijo especiais (estepe, gouda, parmezão), bem como dos produtos em apresentações fracionadas e versões em pasta (queijos “untáveis”). Ao mesmo tempo, as inovações do setor vem ajudando a consolidar marcas de empresas fortes e especializadas neste mercado, multinacionais e muitos grupos nacionais.

Para começar a aferir a atratividade do mercado de queijos, analisamos neste artigo a cadeia de produção da mussarela, provavelmente o queijo mais produzido e consumido no país. A avaliação simplificada da margem aparente considerou a matéria-prima (leite fresco) utilizada e o frete (em R$/kg) de uma unidade produtora a cerca de 700 km da cidade de São Paulo.

Você se interessou em ter maiores informações sobre a evolução das margens da indústria na produção de queijo mussarela e quais os fatores mais críticos do processo? Acessando o MilkPoint Mercado você terá acesso a análise completa!

O MilkPoint Mercado é o serviço de inteligência para o mercado de lácteos do MilkPoint. Caso tenha interesse em conhecer e assinar o MilkPoint Mercado acesse www.milkpoint.com.br/mercado ou envie um email para contato.site.mercado@milkpoint.com.br.
 

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MARCELO MORAES

POMPÉIA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 01/09/2014

Importante debate, pois como este produto hoje é taxado como commodites, a eficiencia produtiva é o fator limitante para sucesso nessa linha de produtos. E quando analisamos a nivel nacional as adversidades encontradas nas distancias, qualidade de leite, estrutura fabril, claramente percebe uma disparidade de preços e comportamentos no mercado, onde o titulo RENDIMENTO INDUSTRIAL DEFINE O SUCESSO DO NEGOCIO!!!!

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