ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: Maior estado brasileiro produtor de milho colherá 32,4% a menos nesta safra, diz Imea

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de milho em Mato Grosso, o maior produtor do cereal do Brasil, deverá cair 32,4 por cento na temporada 2013/14 na comparação com a anterior, por conta de chuvas intensas que atingiram o Estado no período do plantio, previu nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Se confirmada a previsão, a produção atingirá 15,23 milhões de toneladas, contra um recorde de 22,53 milhões de toneladas na temporada passada, segundo dados do Imea, órgão de pesquisa da federação dos produtores mato-grossenses (Famato).

Na temporada passada, o Mato Grosso colheu mais de um quarto da produção brasileira, estimada em um recorde de 81,5 milhões de toneladas.

A queda na safra atual ocorre por conta de um recuo de 19,7 por cento no plantio, para 2,97 milhões de hectares, enquanto a produtividade foi estimada em 85,4 sacas por hectare, redução de 15,8 por cento na comparação anual.

"A queda na área é motivada sobretudo, pelo ritmo mais lento da semeadura, que foi ocasionado pelos grandes volumes de chuvas que caíram sobre o Estado...", disse o Imea, referindo-se às chuvas intensas que afetaram os trabalhos entre meados de fevereiro e março.

Muitos produtores desistiram de plantar milho para evitar que as lavouras sofram com eventual falta de chuva nos próximos meses, quando as precipitações tradicionalmente ficam mais escassas, o que impacta na produtividade agrícola.

O Imea também considerou uma produtividade menor para a safra, considerando que uma grande área foi semeada "fora da janela (climática) ideal", além das "previsões climáticas pouco favoráveis para os próximos três meses".

Com a nova estimativa de produção, ressaltou o Imea, o Estado produzirá cerca de 7,3 milhões de toneladas a menos nesta safra ante a safra 2012/13. "Ou seja, cerca de um terço a menos de tudo o que foi produzido no ano passado não estará disponível ao mercado durante este ciclo."

O Brasil, entretanto, tem grandes estoques de milho em 13/14, após uma colheita recorde na temporada passada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


O plantio de milho em Mato Grosso, que semeia o cereal na segunda safra em sua maioria, após a colheita da soja, foi finalizado recentemente.

SOJA

O Imea ainda fez ajustes na estimativa da safra de soja 2013/14, prevendo uma produção recorde de 26,15 milhões de toneladas, alta de 10,5 por cento ante 12/13 no Mato Grosso.

"Devido aos grandes reportes de chuvas ocorridas, sobretudo, em fevereiro, juntamente com perdas com ataques de pragas e doenças, a produtividade passou de 54 sacas/ha previstas no levantamento de fevereiro para 52,4 sacas/hectares no relatório atual", disse o Imea.

Com a reavaliação, a produtividade recorde em Mato Grosso continua sendo a obtida na safra 2010/11, de 53 sacas por hectare.

Na previsão anterior, o Imea previa uma safra de 26,88 milhões de toneladas.

A colheita de soja está praticamente concluída no Estado.

A notícia é da Reuters.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures