Outras 109 vistorias foram feiras em abrigos de animais nestes primeiros dois meses do ano. Em todos locais, foram oferecidas orientações sobre educação sanitária, visando evitar o controle da incidência dessa doença no Estado. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Iagro, Fabio Shiroma de Araujo, foi possível levantar dados sobre um caso de um trabalhador rural que foi atacado por morcegos hematófagos durante estas visitas. Segundo informações do relatório, o paciente foi para um posto de saúde e recebeu atendimento médico adequado. O local onde ocorreu o caso não foi informado pela assessoria de imprensa do órgão.
“É crucial a participação do produtor rural na comunicação ao escritório da Iagro mais próxima da propriedade, dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e/ou presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos”, completou Fabio.
Nos casos de animais suspeitos, o alerta indica que não se deve manusear os animais sob risco de adquirir a doença. Caso qualquer pessoa entre em contato com animais suspeitos ou venha a ser agredido por morcegos, cães ou gatos, ela deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo.
As informações são do Campo Grande News.