ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministros recebem propostas do setor para o crescimento da pecuária leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2012

1 MIN DE LEITURA

8
0
O Plano Nacional da Pecuária de Leite, que contém as diretrizes para promover o crescimento do setor leiteiro no Brasil, foi entregue aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O evento marca o encerramento da I Conferência Nacional do Leite, organizada pela Subcomissão Permanente da Produção de Leite da Câmara dos Deputados, que reuniu, nos últimos dois dias, representantes de todos os elos da cadeia produtiva do segmento para discutir as propostas que irão auxiliar o Governo na elaboração de uma política voltada ao desenvolvimento da atividade.

As propostas foram divididas nos seguintes temas: sanidade, defesa comercial, capacitação e assistência técnica, políticas de crédito, tributação, infraestrutura e logística, promoção comercial, legislação, fiscalização, pesquisa e desenvolvimento e organização do setor. Entre as proposições que foram discutidas na conferência, várias vêm sendo defendidas por representantes da cadeia produtiva nos últimos anos, como a restrição das importações de leite em pó e queijo de países do Mercosul, a partir da renovação de cotas para a entrada destes produtos no Brasil.

Outro ponto debatido no encontro foi a criação do Conselho Nacional do Leite (Conseleite), que ficaria responsável por acompanhar e discutir a implantação das ações que beneficiem a pecuária leiteira em âmbito nacional. Este colegiado já funciona em alguns Estados e uma das idéias é estendê-lo às unidades federativas que ainda não dispõem deste conselho. Na questão tributária, uma dos itens abordados foi o fim da cobrança de PIS/Cofins sobre rações e suplementos usados na alimentação do rebanho. Outras reivindicações do setor são a melhoria da questão logística, a revisão da legislação, mais incentivos à comercialização do leite e o aprimoramento das ações de sanidade animal.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, ouviu as necessidades das lideranças e garantiu que o Mapa tem total interesse em apoiar as dificuldades do setor. "Essa questão do leite tem sido uma preocupação nossa e estamos agindo. Quero ser monitorado para que o ministério tome atitudes que mostrem para o produtor que estamos avançando na resolução dos problemas do setor a cada dia", destacou o ministro.

As informações são da CNA e do MAPA, adaptadas pela equipe MilkPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2012

Olá Angelo eu gostaria de lhe prestar alguma ajuda. Como precisarei fazer muitas perguntas para poder ter idéia de como anda a sua propriedade, preciso saber se vc tem algum meio eletronico para conversarmos reservadamente (hotmail ou outro). Estou no aguardo de sua resposta!
ANGELO

RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/11/2012

Boa noite caros companheiros que forman o milkpoint, gostaria que vcs me ajudasse. Moro em uma região atingido pela seca no estado da Bahia  e estou dando como ração palma forrageira, falero de trigo, milho moido, soja, e torta de algodão e não estou tendo  produção de leite que estava esperando, como faço para balancear a ração e obter bons resultados na produção de leite. Desde já grato.
RINALDO DE PAULA CAMPOS

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/11/2012

GOSTARIA MUITO DE PODER ACREDITAR QUE ESSE PLANO SERÁ EXECUTADO EU COMO PRODUTOR DE LEITE A 30 ANOS E NUNCA VI MUDANÇAS NA NOSSA CADEIA LEITEIRA... TORÇO PARA QUE DESTA VEZ SEJA DIFERENTE E QUE TOMEM AS MEDIDAS MAIS RAPIDA POSSIVEL PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NA ATIVIDADE...  
JOSE ROBERTO SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 13/11/2012

Estas ações precisam ser implementadas de imediato sob pena de não restar nenhum produtor prá contar a história.
PAULO MOREIRA - NÚCLEO REGIONAL NORTE DA EMBRAPA GADO E LEITE

PORTO VELHO - RONDÔNIA - PESQUISA/ENSINO

EM 12/11/2012

O Conselho Nacional que deverá ser criado não terá as atribuições do Conseleite que conhecemos e que funciona bem no Paraná e mais ou menos em outros Estados. Este terá sede em Brasília e pretende ser a voz do agronegócio leite do país com a proposta de estabelecer cumplicidade entre todos os elos da cadeia produtiva do leite. As entidades privadas que terão assento são: CNA, OCB, CNI, CNC e CONTAG.
ANGELO

IBIRAÇU - ESPÍRITO SANTO

EM 09/11/2012

Existe alguma possibilidade da produção de leite ter preço no mercado futuro ou seja, ter cotação em bolsa? Isto seria bom para produtores?gostaria de ter resposta de um expert de mercado.

Conseleite a nível  nacional,ótimo mas vejo a necessidade de ter representação nos estados ou seja,  produtores(pequenos,médios ou grandes) de diferentes regiões, com seus custos e fatores produtivos diferenciados, seriam ouvidos  por seus representantes locais.Acredito que isto seria mais democrático e produtivo.

Outras Questões relevantes(Conseleite nacional).: Quem são os representantes dos produtores?Como será esta eleicao(?) ou,se já foram eleitos, quem os elegeu?Quem são?

Quem são os candidatos? Qual a estrutura organizacional deste provável futuro conselho? Onde será a sede? Será uma associação? Como e possível participar das discussões? Como e feita a comunicação aos interessados pois a grande maioria de pequenos e médios produtores nem sequer sabe da existência destas reuniões.

Obs: onde se lê candidato, pode se ler conselheiro. Agradeco pela oportunidade de tentar de alguma forma, colaborar com os sofridos produtores deste produto tão nobre e tão necessário na alimentação da população,o leite, e que até o momento, mesmo trabalhando de sol a sol,em todos os dias do ano,sem ferias,13 salário,fundo de garantia,assistência medica e demais vantagens de um assalariado, este produtor ainda insiste no seu negocio e vive na esperança de dias melhores para si e sua família.Precisamos de uma divulgação e incentivo para que a população brasileira conheça os benefícios do leite e que seja a nível nacional, lançada propaganda " Beba  leite". Isto pode e deve ser feito pelo governo federal porque e um bem para a população. Obrigado.
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/11/2012

Ainda não tive acesso a lista de reivindicações, porém gostaria de saber se dentre as mais de 130  propostas, consta a aceleração do processo para a liberação por parte do governo  dos chamados GENÉRICOS VETERINÁRIOS, pois o projeto encontra-se parado na gaveta de algum congressista sabidamente aliado aos grandes laboratórios internacionais para "mais e melhores avaliações e vistas"  !!!!!!  Alguém sabe de algo ???

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2012

Esperamos  nós  produtores que  haja uma ação concreta em ajudar o setor leiteiro no país, e que não fique só no papel  as propostas acima mostradas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures